- novembro 9, 2018
- Posted by: Fcap Jr.
- Category: Gestão Comercial
O termo SEO é muito conhecido por profissionais de marketing, dada a importância da utilização dessa ferramenta e os resultados que ela proporciona. Isso porque o uso correto dessa otimização, além de ter baixo custo e trazer grandes resultados, promove o crescimento sustentável da organização.
Neste post, você aprenderá mais sobre a importância do SEO, conhecendo os impactos positivos que ele proporciona à empresa e ao atendimento.
Definição
SEO ou Search Engine Optimization significa, sendo traduzido literalmente, Otimização para Mecanismos de Busca. Ou seja, trata-se de todas as boas práticas e melhorias em geral que melhoram a visibilidade da sua página em ferramentas como Google, Bing, Yahoo, Baidu, etc.
Em outras palavras, ter uma boa classificação no SEO garante que você aparecerá primeiro nas páginas de resultados de buscas orgânicas, sendo um fator fundamental para aumentar o número de visitas em sua página, visto que cerca de 70% a 80% dos usuários ignoram completamente os anúncios pagos e as taxas de conversão são em média 10 vezes maiores na pesquisa orgânica do que em redes sociais.
SEO contempla uma série de técnicas, como:
- Palavras-chave (conteúdo)
- Atributo alt
- Títulos das páginas (tittle)
- URL amigáveis
- Heading tags
- Meta tags
- xml
- Redirecionamento 301
- txt
- Canonical Tag
- Página 404
Lembre-se que você não deve se preocupar apenas enquadrar o seu site nos critérios ou pensar em palavras-chave interessantes escrever a respeito. O mais importante de tudo é entregar uma boa experiência ao usuário, garantir que eles gostem se visitar o seu site. Pois, sites mais visitados também são os melhores ranqueados. Internalize que quanto mais as pessoas gostarem da sua página, mais o Google gostará.
Principais benefícios garantidos pelo SEO
1- Mais visitas para sua página
Para falar sobre esse ponto, trouxemos alguns números:
A primeira posição do Google recebe 18,2% de todo o tráfego.
A segunda posição recebe 10,1%.
A terceira 7,2%.
A quarta 4,8%.
Todos os outros resultados menos do que 2%.
Após analisarmos esses dados, fica fácil de entender qual o peso do SEO para o número de visitantes advindos de busca orgânica. Estar bem posicionado em cada palavra chave do seu site é fundamental para que sua marca tenha uma maior visibilidade.
2- Visitantes para o seu site cada vez mais qualificados
Ter uma página com uma estratégia de SEO bem planejada garante que os visitantes atraídos até o seu site estejam, de fato, interessados pelo seu conteúdo. Isso se deve ao fato de que as plataformas de busca utilizam palavras-chave que o usuário inseriu na pesquisa para encontrar as páginas mais adequadas para contemplá-lo.
3- Facilita o relacionamento e a conversão de leads
Com o aumento no número de visitantes, sendo eles mais qualificados e tendo sido atraídos por conteúdos que de fato agregaram conhecimento e supriram suas necessidades, entregar uma experiência agradável em seu site torna-se uma tarefa mais simples. Com isso, há grandes chances de que esses prospects venham a se tornar clientes, assinantes ou no mínimo visitantes do conteúdo que você oferece.
4- Custos reduzidos
O retorno sobre investimento em um otimizador de sites tende a ser compensado logo nos primeiros meses e pode trazer grandes resultados a médio e longo prazo. Sendo um fator muito interessante para que a empresa controle melhor seus gastos e não precise investir em campanhas publicitárias massivas e custosas, viabilizando que você tenha um capital de reserva ou possa investir na otimização de outros setores do negócio.
5- Ser visto como referência
Aparecer entre os primeiros resultados de busca passa para os consumidores uma imagem de empresa bem-conceituada no mercado e que tem autoridade sobre o assunto. Como dito anteriormente, mais de 40% dos cliques em páginas de busca se concentra nos 4 primeiros resultados. Fazendo uma análise desse número, podemos entender que os consumidores depositam uma confiança muito maior em um produto ou serviço que esteja entre os primeiros resultados, sendo um ponto muito importante para a consolidação da sua marca.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é SEO e percebe o quão importante ele pode ser para os resultados do Marketing Digital da sua empresa, resta colocar em prática!
Elabore um bom planejamento, ele será a base uma boa execução. Tenha em mente que antes de iniciar qualquer estratégia de SEO, é preciso fazer um estudo completo, desde o perfil do público-alvo, objetivos a serem atingidos, as formas de aplicação dessa estratégia até uma observação a respeito do que outras empresas estão fazendo e que está trazendo bons resultados.