Apresentação comercial: 8 dicas valiosas para montar uma que convence

Quando falamos em vender algum produto ou serviço é preciso pensar em todos os detalhes que podem facilitar o processo de venda.

Um dos meios responsáveis por essa facilitação é a apresentação comercial.

Trata-se de uma apresentação rápida que consiga transmitir a ideia por trás da empresa, qual dor é capaz de solucionar e todos os dados que faça com que o cliente sinta autoridade da marca.

Por isso que ter uma boa apresentação comercial pode ser um ponto decisivo na hora da negociação.

Neste blog post, vamos te mostrar 8 dicas que você e sua equipe comercial devem seguir para uma apresentação comercial inesquecível.

Vamos lá?

1. Personalize a sua apresentação comercial

Realizar uma apresentação comercial personalizada para o cliente, mantendo a identidade visual da sua organização, faz com que ela não perca a sua identidade.

E ainda com que o cliente fique encantado com a pesquisa/cuidado da sua empresa ao elaborar a apresentação.

Por isso, pense em formas de personalizar a sua apresentação para cada cliente.

Se você vende para pessoas jurídicas, tente colocar a marca da empresa negociante na sua apresentação, por exemplo.

2. Evite usar muito texto

Se hoje em dia você envia a sua proposta em escrito para o seu cliente em documento nada visual, repense.

Estudos indicam que um estímulo visual chega ao cérebro 60 mil vezes mais rápido que um em texto.

Então, se você julga esse documento muito importante, você poderia montar uma apresentação e enviar este documento em anexo.

Dessa forma, o possível cliente poderia utilizar a apresentação comercial mais visual como um “resumo” da proposta e o documento anexo como algo mais detalhado.

Dica ?

Use modelos editáveis de apresentação, que você pode achar facilmente em sites como o Canva e o SlideGo. Isso facilitará o processo e deixará sua proposta mais atraente.

3. Não perca o foco

Como dito antes, deixar a apresentação comercial visual é muito importante.

Porém, cuidado. Nada de colocar várias imagens e esquecer do que realmente importa: o conteúdo.

Por isso, busque fazer algo simples e que ajude a pessoa a entender o que o negociador está passando.

4. Apresente o seu negócio

Na apresentação comercial é importante ressaltar o que é a empresa, ou seja, quais são as principais informações que o cliente precisa saber sobre ela.

Cases de sucesso, principais clientes, parceiros, anos de experiência no mercado e algumas das principais qualificações da equipe são informações muito úteis para converter qualquer oportunidade em venda.

5. Crie valor para o que oferece

Se coloque no lugar da pessoa que está assistindo à apresentação comercial da sua empresa e deseja comprar o seu produto.

Quais são as possíveis dúvidas que esse possível cliente pode ter?

Quando se consegue alinhar todos os pontos durante a apresentação da sua empresa, o cliente fica muito mais propenso a comprar o seu produto ou serviço.

Por isso, caso a sua empresa venda algum serviço, tente colocar informações como:

  • Cronograma do serviço
  • Responsável pela execução
  • Dores que o serviço é capaz de solucionar
  • Formas de pagamento
  • Possíveis clientes antigos que o cliente possa entrar em contato para validar se o serviço é realmente bom

Em caso de produto:

  • Características gerais do produto
  • Forma de entrega do produto
  • Em alguns casos, tempo para que ele seja produzido

6. Invista no seu discurso

Como foi dito antes, é necessário falar as palavras certas nos momentos certos para que o cliente se convença de que aquela negociação será vantajosa para ele.

Defina quais são as palavras-chave em cada slide e se certifique de que você está conseguindo transmitir bem a ideia do seu negócio.

Não adianta de nada ter uma ótima apresentação se você não está alinhada com ela.

Como meio de compor o seu discurso, usar o seu corpo é uma forma subjetiva de atingir as pessoas que lhe escutam e que agrega mais confiança a informação que é passada ao possível cliente.

Por isso, treine com as pessoas da sua equipe ou da sua empresa, receba feedbacks e crie planos de ação!

7. Seja breve

Não faça uma apresentação comercial muito longa, pois estas são um convite para que milhares de potenciais clientes desistam de ouvir.

Crie uma apresentação sucinta capaz de agrupar todos os pontos principais e necessários a serem ditos.

Caso se perceba uma abertura por parte do possível cliente a ouvir mais detalhes acerca das informações que estão sendo passadas, comece a passar informações além das que seriam ditas inicialmente.

8. Esteja disponível à perguntas

Você deve ouvir o cliente em todo execução da apresentação.

No entanto, deixe um espaço para perguntas ao final dela, pois o seu cliente deseja ser ouvido.

Nos casos em que a interatividade é estabelecida, já mostra que houve um grande interesse pelo que foi apresentado.

Conclusão

Vimos que a apresentação comercial é um meio de apresentar a empresa, criar valor e um vínculo com o ouvinte durante a negociação.

Assim, enxergue essa apresentação como algo que você precisa realmente se dedicar, já que ela poderá impactar diretamente nos resultados da sua empresa.



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