Armazenamento em Nuvem: 8 Vantagens de Aplicar na Sua Empresa – FCAP JR. Consultoria

Armazenamento em Nuvem: 8 Vantagens de Aplicar na Sua Empresa

Você sabia que atualmente a quantidade de fotos tiradas a cada 2 minutos equivale a todos os retratos do século passado? Pois é, um armazenamento comum não é mais o bastante para o volume de arquivos criados todo dia. Por isso, o armazenamento em nuvem, ou cloud computing, vem arrebatando o mercado de armazenamento atual.

Se você é o tipo de pessoa que odeia carregar  pen drives e armazenadores portáteis toda hora (afinal, a memória deles nunca é o bastante) e quer achar uma maneira de organizar seus arquivos da melhor forma, acredito que esse artigo será útil de alguma forma.

Nesse artigo, falaremos um pouco sobre o conceito do armazenamento na nuvem e alguns benefícios que ele é capaz de trazer. Boa leitura!

Conceito

Pode parecer estranho, mas você tem muito mais contato com a nuvem do que imagina. Diversas empresas já funcionam em função da nuvem, como é o caso do Spotify, da Netflix e do Facebook. Sim, todas estas empresas utilizam a  nuvem para melhorar o seu desempenho e, ao utilizar seus programas, você também está usando a nuvem.

O armazenamento em nuvem é nada mais nada menos do que um sistema de armazenamento online de grande porte que funciona a partir da conexão de diversos servidores espalhados pelo mundo, formando uma rede que age em conjunto, como um ecossistema virtual voltado para o armazenamento de dados.

Achou confuso? Então, na prática, trata-se  de um pendrive virtual gigante!

As empresas especializadas em cloud computing emergiram devido a necessidade de armazenar a quantidade de dados que cresce exponencialmente, dia após dia. Sendo assim, a nuvem funciona como um serviço, e não como um produto. As empresas que oferecem esse tipo de serviço funcionam de forma personalizada para atender a demanda de seus clientes, otimizando suas atividades de maneira considerável.

Benefícios

Agora que você já entende melhor o conceito, vamos avançar para os benefícios! Listamos os oito principais:

1. Redução de Gastos

Ao adotar o cloud computing na sua empresa, torna-se  desnecessário investir em hardwares de extensões de armazenamento ou em potentes computadores com vasta memória, já que a nuvem não requer nenhum sistema complexo para usá-la e ainda permite uma gigante capacidade de estoque de dados. Portanto, a nuvem proporciona flexibilidade de uso a seus clientes, evitando desperdício. Afinal, nem sempre o armazenamento comprado serve exatamente para o que a empresa precisa.

Além disso, você poupa de gastar com custos de manutenção e aprimoração dos seus sistemas, já que é responsabilidade dos próprios fornecedores melhorar o serviço oferecido.

Dados da empresa CDW afirmam que das empresas que aplicaram a nuvem a seu sistema, 76% tiveram seus custos reduzidos.

2. Centralização de Dados

Muitas vezes é difícil lidar com diferentes softwares ao mesmo tempo o que, eventualmente, pode causar desorganização de informações pela grande quantidade de possibilidades de armazenamento. Ao utilizar a nuvem, os seus arquivos se centralização em um único local, facilitando o gerenciamento de dados e otimizando o processo de busca.

E ainda por cima, com a reunião de dados em um único local, a criação de um banco de dados é potencializada, colaborando para a evolução da empresa com o registro de expertise.

 

3. Portabilidade

Por ser online, o sistema torna-se acessível em qualquer lugar, por qualquer aparelho, a qualquer hora, desde que haja conexão via internet. Assim facilitando o acesso a arquivos pelos donos, permitindo a edição de documentos remotamente. Solucionando o problema daqueles que odiavam ter de carregar consigo um dispositivo móvel a todo momento para trabalhar.

Outro ponto é o compartilhamento de arquivos, que graças a portabilidade, torna possível a interação de mais pessoas dentro do mesmo, simultaneamente, podendo editar, visualizar, e assim trabalhar em conjunto com melhor performance, mesmo a distância.

 

4. Flexibilidade

Por se tratar de um serviço, e não um produto, se diferencia dos armazenadores clássicos. A nuvem permite que o cliente à adapte a suas necessidades. Diversas empresas permitem que o cliente aumente e diminua seu contrato de acordo com sua demanda pela memória à se utilizar. Funcionando ao estilo “Just-in-Time”, o sistema poupa gastos desnecessários com dados.

Ademais, existem diversos serviços disponíveis no mercado, que vão suprir as necessidades certas da sua empresa de maneira diferente, são os principais: IaaS; Paas; e o Saas.

 

5. Sustentabilidade

Toda personalização de serviço também impacta positivamente no meio ambiente, pois a nuvem armazena arquivos on-line, de maneira centralizada, provocando  um decréscimo nos gastos indiretos de funcionamento, como energia, já que otimiza o acesso de diversos usuários; de papel, por diminuir a necessidade de impressão de alguns documentos pela sua digitalização; entre outros, que em somatória, colaboram para a melhora do meio ambiente.

 

6. Segurança

É natural que por se tratar de um sistema virtual, em que não se saiba quem é o dono diretamente, ou não possa ser localizado, o cloud computing cause receio a novos  usuários. Pois bem, é justamente nestes quesitos que a segurança do sistema surge. Em função da diversidade de servidores espalhados por todo mundo, os provedores atuam fracionando arquivos entre os servidores, deste modo, uma eventual invasão em um servidor não dará acesso a um arquivo completo, dificultando seu roubo. Somando a isso, as empresas prezam pela segurança combinando essa funcionalidade com uma complexa criptografia de software.

Outro ponto a ser tratado, é a resiliência proporcionada pela nuvem, que combina fatores de segurança com o de portabilidade, destacando que uma eventual falha de algum servidor não implicará com a falha de todo sistema. Um desastre, como curto circuito na empresa, por exemplo, não afetaria seus documentos.

7. Otimização

Agora o principal ponto pelo qual foi criado  o armazenamento em nuvem vem a tona, pois a junção de todos os fatores citados anteriormente potencializa os processos da empresa. Poupando seus colabores de tarefas como buscas incessantes e preocupações com otimização de sistema, permite o direcionamento dessa energia para o melhor funcionamento de processos de maior impacto no core business de seu empreendimento. Potencializando a produtividade da empresa.

 

8. Agilidade

Gostou de tudo que a nuvem pode te oferecer mas não sabe sobre como implementar o sistema dentro de sua empresa? Não se preocupe! Os sistemas de nuvem são em sua maioria muito simples e intuitivos, sua aplicação é muito rápida, são necessários alguns treinamentos da equipe e pronto! Os arquivos já existentes no seu sistema são facilmente convertidos para a nuvem.

Conclusão

A FCAP JR. Consultoria é especializada em Workshops, treinamentos e elaboração de manuais para o melhor desempenho dos colaboradores. Em caso de qualquer necessidade, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco



Deixe uma resposta