Buyer Persona: a Importância de Entender o Seu Cliente – FCAP JR. Consultoria

Buyer Persona: a Importância de Entender o Seu Cliente

Um dos princípios fundamentais do marketing é focar suas estratégias no público que deseja atingir. É por esse motivo que criar buyer personas tornou-se uma ferramenta indispensável para guiar os passos de uma organização. Quando você começar a simular e entender o seu cliente ideal, analisar seus passos e avaliar sua jornada de compra terá maiores resultados por realizar ações mais assertivas.

 

Uma Buyer Persona, é um perfil semi fictício que representa o cliente ideal de uma empresa, criado para ajudar seu negócio a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa, além de ajudar a área de marketing e vendas a organizar e elaborar estratégias mais assertivas para promover seus produtos e serviços.

 

Uma estratégia de marketing bem elaborada precisa ser baseada no público que você deseja atingir.

Sendo assim, Alan Cooper, considerado o pai das Buyer Personas, estendeu o conceito de público-alvo e criou uma forma de otimizar, segmentar e definir quem é esse público, o que ele faz e do que ele gosta.

Assim, foi a criada a Buyer Persona, ferramenta indispensável para toda e qualquer estratégia de marketing de sucesso. A criação da sua persona é o alicerce para o marketing digital da sua empresa. Neste artigo, iremos te fornecer todos os insumos para você saber como criar a buyer persona perfeita para a sua empresa!

O que é público-alvo?

Público-alvo ou target é um recorte demográfico, socioeconômico e comportamental de um grupo de pessoas que a empresa determina como futuros consumidores do seu produto ou serviço. É para ele que as ações de marketing e vendas serão construídas e direcionadas.

A definição de público-alvo foi por muito tempo o primeiro passo de qualquer estratégia de marketing e, geralmente, era definido um público-alvo para cada produto. Hoje, as empresas estão mais preocupadas em selecionar melhor os seus clientes para entendê-los mais a fundo e garantir que a melhor experiência possível para os mesmos, uma vez em que se determina esses perfis.

A partir disso, nascem outros conceitos para compreender melhor o comportamento de consumo, como o de cliente ideal e o de persona.

O que é um cliente ideal?

O cliente ideal (Ideal Customer Profile) é uma descrição que resume o seu melhor cliente. Aquele que se identifica com o seu negócio, é engajado, entende o uso do seu produto/serviço, tem constância de uso e suas necessidades são supridas com bons resultados.

Com base nas experiências do seu negócio, pense: que tipo de empresa ou de pessoa seria o seu cliente dos sonhos? Quem seria o melhor cliente para você vender? O exercício de criação do cliente ideal pode ser aplicado tanto para negócios B2B (empresas que vendem para outras empresas) como B2C (empresas que vendem para o cliente final).

O objetivo de criar um ICP é definir se o cliente é ideal para a sua oferta ou não, ele te ajuda a desenvolver as estratégias corretas e não ter esforços com um público que não vai ser um bom consumidor do seu produto ou serviço.

O que é Buyer Persona?

Buyer persona é um personagem fictício construído a partir de etnografia de pessoas reais, com características psicológicas, que representa um grupo com qualidades e comportamentos parecidos. Ela é criada para ajudar sua empresa a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.

Para um mesmo produto ou serviço podem ser criados diversos perfis de personas. Para criar cada uma delas, é importante pensar se representam um grupo significativo de clientes, seja pela quantidade de pessoas, potencial de compra e influência que têm ou papel que têm no caminho para atingir os objetivos da empresa. O número de personas também varia de acordo com o tipo de negócio –  a sugestão é que sejam criados até cinco perfis de fato relevantes.

Quais os benefícios de criar uma Buyer Persona?

Pense na Buyer Persona como uma direção para tudo o que será criado dentro da sua estratégia de marketing digital, pois é ela quem vai interagir com o conteúdo que você criar.

Para deixar ainda mais tangível, existem alguns pontos onde a sua persona é indispensável e auxilia na definição da sua estratégia efetivamente. São eles:

  • Linguagem e comunicação da sua empresa
  • Entender as principais redes sociais para o seu negócio
  • Quais tipos de conteúdo devem ser produzido
  • Estilo e periodicidade do e-mail marketing
  • Definição das estratégias de Mídia Paga

Como criar uma Buyer Persona?

Para que a persona final seja de qualidade é necessário a realização de pesquisas, entrevistas e coletas sistematizadas de dados junto à clientes e prospects.

A lista de perguntas que podem ser feitas é grande e muda de acordo com o segmento de cada empresa. Mais importante ainda, para criar uma persona de qualidade é importante saber como chegar até seu cliente.

Você pode criar mais de uma persona, mas existe aquela que é a ideal para a sua empresa, o seu cliente que você gostaria de ter na sua organização todos os dias. Para saber quem ele é, é preciso conhecer o seu próprio negócio e os hábitos de compra dos seus clientes atuais.

Conclusão

Com esse artigo, foi visto que a Buyer Persona é uma ferramenta excepcional que pode ajudar uma empresa a criar conteúdos mais relevantes, interessantes e direcionados.

Trate suas personas como se fossem amigos de longas datas, pense na reação dela ao ler um conteúdo e ao interagir com as mesmas durante todo o período de relacionamento com sua empresa, seja ele feito online ou offline. Um ponto muito importante é sempre realizar testes! Você sabe suas preferências, mas nem sempre é possível acertar em cheio. Trabalhe com o que você descobriu e otimize os processos ao longo do tempo.

Dessa forma, você vai poder sempre melhorar o seu contato com o protagonista do seu negócio: o cliente! Para te ajudar nesse processo de criação e relacionamento com a sua persona, você pode entrar em contato com algum de nossos consultores, nesse link!



Deixe uma resposta