Dulino e FCAP JR. Consultoria: um Case de Sucesso

Brasmont ManutençãoEstruturação Comecial

A Brasmont Manutenção é uma empresa pernambucana que hà 19 anos presta serviços de manutenção industrial, mais especificamente, de termômetros, manômetros e válvulas.

O Desafio

Após a criação do Estaleiro Atlântico Sul, na região do Porto de Suape / Pernambuco, a demanda de serviços da Brasmont teve crescimento exponencial. Mas o cenário Pernambucano se tornou mais instável e os investimentos passaram a ser mais escassos. A Brasmont então parou de fazer serviços no Estaleiro a partir de 2012, chegando a reduzir em 70% seu quadro de colaboradores desde então. Entre os anos de 2013 e 2015 a empresa passou por momentos desafiadores, tentando recuperar espaço no mercado e oportunidades de crescimento adiante à crise, mas mesmo assim conseguiu manter sua atividades. O dono da Empresa, Seu João, era o responsável pela maior parte da área administrativa da empresa, mantendo uma boa relação tanto com clientes, como com funcionários. Em 2016  a empresa enfrenta mais um momento crítico, o falecimento do Seu João. Esse infeliz acontecimento poderia culminar no fim do seu legado profissional, uma vez que toda gestão da empresa estava concentrada nele, as informações do negócio e o conhecimento sobre a operação também. Sua esposa, a Sra. Elza e suas filhas Juliana e Clara deveriam decidir o futuro da empresa. Mas a situação da empresa apenas dificultava, já que todos os insumos para tomada de decisão daquele momento em diante eram o acesso à conta bancária da empresa e ao e-mail do então dono. Uma das problemáticas principais, era o fato de que nenhuma das 3 herdeiras tinha conhecimento sobre manutenção de termômetros, manômetros e válvulas e nenhuma tinha experiência em gestão de negócios. Elas muito discutiram a possibilidade de fechar o negócio, mas chegaram a um acordo. Foi observado que a empresa tinha um determinado valor na conta bancária e que somado a dívidas de clientes, poderiam garantir a saúde financeira do negócio. As 3, então, teriam a responsabilidade de tentar reerguer a empresa diante das diversidades, mas caso não estivesse dando certo, a empresa fecharia quando o caixa atingisse 60% desse valor total. Foi nesse momento que a Brasmont decidiu contratar os serviços da FCAP JR. Consultoria, por ser especialista em projetos de consultoria em Gestão.

Os gerentes de Projetos da FCAP JR. Consultoria logo perceberam a necessidade de organizar o fluxo financeiro da empresa, Por isso, foi proposto o serviço de Estruturação Financeira. Mas além do projeto, estariam também encarregados de reerguer a empresa. A FCAP JR. Consultoria fez uma análise geral e aprofundada da Brasmont baseada na metodologia própria da empresa, nomeada Trilha de Consultoria, que permite analisar os passos para a maturação das empresas. Inicialmente, os projetos seriam Ferramenta de Controle Financeiro e o Mapeamento dos Processos Financeiros, mas além da elaboração da Ferramenta de Controle, também foram feitos:

  • Manual da Ferramenta

  • Guia de Boas Práticas Financeiras

  • Treinamento sobre finanças para as sócias

  • Mapeamento dos Processos da Brasmont

  • Benchmarking com outras empresas para otimização das atividades

Para prevenir que a implementação dos processos não fosse incorreta, fez aplicável o conhecimento e utilização da Results Delivery, metodologia da Bain & Company para garantir a perpetuação dos trabalhos na empresa do cliente. Em um momento crucial do projeto, a cliente sabia de uma dívida de seu maior cliente com a Brasmont, mas devido à falta de registros e até mesmo receio de efetuar a cobrança, não sabia como fazê-lo. Sendo assim, o consultor acompanhou uma das filhas de Seu João em uma visita ao Complexo Portuário de Suape, onde fica uma das instalações dessa empresa multinacional para negociar com o gerente o pagamento da dívida com a Brasmont. Os consultores também auxiliaram a cliente ao proporcionar noções de precificação, uma vez que a mesma era feita de maneira empírica desde os tempos de Seu João. Isso fez com que a Brasmont percebesse a necessidade de reajustar sua tabela de preços, uma vez que havia uma defasagem perante os preços dos concorrentes.

Resultados

Atualmente, a Brasmont vive um cenário de estabilidade. O valor do caixa no início do projeto, com limite mínimo de 60%, chegou agora a 130% do inicial, ou seja, o crescimento foi de 182,60% em um intervalo de poucos meses. A empresa conseguiu aumentar substancialmente seus resultados, e desde então já fechou outro projeto com a FCAP JR. Consultoria. Alguns dos resultados da Brasmont obtidos após a finalização do projeto:

  • Crescimento de 182,6% do valor inicial do caixa em um período de alguns meses.

  • Conseguiu manter o número de colaboradores que tinha quando Seu João faleceu, e espera poder contratar mais funcionários em breve.

  • Hoje, a Brasmont atende grandes empresas como  a Amanco, Bunge, White Martins, Lanxess, Ultragaz e BR Distribuidora.

“Experiência muito boa e válida, conhecer a FCAP JR. Consultoria. Foi um pontapé para a Dulino ganhar vida. Hoje temos outra visão, nossa forma de agir mudou, consegui entender bem a importância do planejamento e de trabalhar com indicadores (comerciais). Posso dizer que depois do trabalho da FCAP JR. que a Dulino “nasceu” de verdade, hoje consigo entender melhor como devemos seguir.”

Raphael Gadelha
Dulino Inc.