Hotel Camprestre de Aldeia e FCAP JR. Consultoria: Case de Sucesso

Hotel Campestre de AldeiaRedução de Gastos

O Hotel Campestre de Aldeia é uma empresa familiar que está há mais de 30 anos no mercado e oferece, além das diárias comuns, estrutura para eventos corporativos e religiosos.

O Desafio

Devido à inconstância dos gastos e receitas, uma boa Gestão Financeira pode ser a chave do sucesso em uma empresa prestadora de serviços.

Nessa perspectiva, em  2015, o Hotel Campestre obteve um aumento de 50% no índice de endividamento em relação à 2014 e o Retorno Sobre Investimento (ROI) decresceu cerca de 94% em relação ao mesmo período. Como principal causa dessa baixa de desse  problema, foi notado um aumento nos custos e despesas administrativas do Hotel.

Além dos indicadores financeiros, alguns indicadores do negócio também decaíram, como a taxa de ocupação, que em Abril de 2014 (mês de maior ocupação) foi de 38% e no mesmo mês de 2015 foi de 29%.

Após uma análise do contexto geral do Hotel, a FCAP JR. Consultoria, juntamente com o cliente, concluiu que um Projeto de Redução de Gastos seria a melhor opção de acordo com os problemas apresentados.

Durante a execução do projeto, o consultor imergiu na realidade do Hotel objetivando entender todos os gastos e os principais pontos de redução através de duas principais fontes: Relatórios contábeis como DRE, Balanço Patrimonial e contas a pagar e observação prática em pontos como: Gerenciamento de fornecedores e cotação de preços, Gerenciamento de Estoque alimentício, uso dos recursos materiais pelos funcionários e utilização da Energia elétrica do Hotel.

Após a observação dos pontos de redução, foram realizados alguns planos de ação para reduzir os gastos, entre eles:

  • Criação de Indicadores de monitoramento, através de uma análise financeira completa;
  • Elaboração de ferramentas de cotação de preços e renegociação de dívidas;
  • Ferramenta de controle de Estoque;
  • Realização de Workshops e Treinamentos com os Sócios e Proprietários do Hotel para a construção de uma Cultura voltada para a Redução de gastos.

Resultados

Após a execução do projeto, o cliente conseguiu reduzir seus gastos de forma significativa e, muito além disso, foi criada uma cultura de redução e combate ao desperdício em todos os funcionários do hotel, o que é a maior garantia de que o Hotel Campestre não vai voltar a ter problemas com gastos excessivos.

“O trabalho com os consultores foi muito positivo. Tive condições de ter uma visão mais macro da empresa.
A partir do trabalho deles iniciei um controle maior nos nossos estoques e consegui reduzir o gasto com alimentos e materiais de uso e consumo.”

Valéria Lacet
Hotel Campestre de Aldeia