Salada Mix Gourmet e FCAP JR. Consultoria: um Case de Sucesso

Salada Mix GourmetPesquisa de Mercado

Você já enxergou uma grande oportunidade de negócio no seu cotidiano? Foi exatamente isso que aconteceu com 3 mulheres que procuraram o Sebrae em busca de uma diretriz organizacional para a ideia, mas receberam a indicação da FCAP JR. Consultoria para, de fato, executar o que desejavam, por se adequar mais a necessidade das empreendedoras.

Então, discorrendo sobre a ideia da empresa, a intenção desde o princípio foi de um Delivery de Comidas Saudáveis para atender pessoas tanto na Zona Norte como na Zona Sul da cidade do Recife, podendo ter um grande público consumidor.

Após a indicação, Elisângela teve uma reunião com a equipe da FCAP JR. Consultoria e se entusiasmou com o que foi oferecido, compartilhando com suas sócias, todas enxergaram muito valor no resultado a ser entregue.

O Desafio

Apesar de capacitadas e com boas ideias, as sócias não sabiam em vários aspectos o comportamento do público-alvo e tinham uma insegurança no momento de escolha do local para a produção dos alimentos, pois deveria ser muito central para as entregas e ter um custo que coubesse no orçamento.

Atrelado a esses problemas, a FCAP JR. Consultoria, em conjunto com Elisângela, uma das sócias, decidiu que uma Pesquisa de Mercado Quantitativa junto com uma Pesquisa de Geolocalização seria o mais indicado para atender as demandas.

Resultados

Com o projeto iniciado, foram aplicados mais de 300 questionários em quatro áreas diferentes da cidade com possíveis consumidores do Salada Mix Gourmet, com perguntas direcionadas tanto para o público que possui hábitos saudáveis em sua alimentação quanto para aqueles que não possuem.

O maior foco das pesquisas era com quem já tem o hábito de se alimentar de forma sadia, entendendo diversos aspectos dos consumidores, através de pesquisa direta (cada pessoa sendo entrevistada individualmente). Alguns dos fatores abordados foram:

1 – Quais alimentos gostaria de encontrar em um Delivery de Alimentação Saudável;

2 – Qual o maior diferencial de um Delivery de qualidade;

3 – Com que frequência consome alimentos saudáveis;

4 – Quanto estaria disposto a gastar com esses alimentos;

5 – Quais empresas mais consome alimentos saudáveis;

6 – Qual sua localização mais comum ao realizar um pedido;

No entanto, as pessoas que não possuem hábitos saudáveis em sua alimentação também foram cruciais para o desenrolar do projeto, para entender o porquê de não adotar essa política, alguns dos pontos questionados foram: se já teve o hábito antes e deixou, se não começa por ter poucas opções de empresas como a Salada Mix Gourmet ou até mesmo por falta de interesse. Desse modo, conseguimos uma visão abrangente sobre a aceitação do mercado para o empreendimento e coletamos informações para traçar estratégias a fim de atrair esse público.

Já para a definição foi utilizado o sistema de Geolocalização, um serviço que a FCAP JR. Consultoria faz em conjunto com uma grande parceira da área de Geografia, cruzando os dados coletados com as entrevistas e analisando minuciosamente os tipos de vias da cidade, facilidade de locomoção e congestionamento no entorno do local.

Ao final da Pesquisa de Mercado, após o cruzamento, ficaram explícitas, as melhores opções de ponto para a abertura do Salada Mix Gourmet, permitindo uma escolha mais assertiva para as sócias. Além disso, muitos insumos sobre o público-alvo e um público em potencial foram coletados, permitindo adequar tomadas de decisão do empreendimento da forma mais precisa possível para atender as necessidades dos clientes.

O resultado foi muito positivo e a empresa já tem data para sua abertura: agosto de 2018. Toda a equipe ficou entusiasmada com a oportunidade de negócio e pela forma como está sendo desenvolvida. Tanto a FCAP JR. Consultoria quanto às sócias enxergaram o quão importante foi a realização do projeto.

Agradecemos imensamente às empreendedoras pela confiança e disponibilidade durante todo o projeto. Proporcionando os membros da Consultoria a realizar o que fazem de melhor e o que os motiva a cada dia: Solucionar Problemas e Impulsionar Resultados.

“Experiência muito boa e válida, conhecer a FCAP JR. Consultoria. Foi um pontapé para a Dulino ganhar vida. Hoje temos outra visão, nossa forma de agir mudou, consegui entender bem a importância do planejamento e de trabalhar com indicadores (comerciais). Posso dizer que depois do trabalho da FCAP JR. que a Dulino “nasceu” de verdade, hoje consigo entender melhor como devemos seguir.”

Raphael Gadelha
Dulino Inc.