Como aumentar as vendas: 8 segredos infalíveis!

Entender como aumentar as vendas, é o desejo de qualquer negócio, mas também é um desafio constantemente enfrentado. 

Até agora ninguém descobriu uma receita infalível para vender mais, mas acreditamos que dá para criar estratégias que impulsionem os resultados sem necessitar de uma receita.

É comum pensar que o atendimento ruim pode prejudicar as vendas da empresa e que, portanto, investir em um atendimento de qualidade é uma dos principais métodos para vender mais e melhor.

Mas existem outras estratégias que podem ser utilizadas, principalmente com a evolução da tecnologia e o acesso fácil e rápido à informação sobre hábitos de compra dos consumidores.

E hoje, neste post iremos falar sobre algumas delas para que você possa colocar em prática agora mesmo.

#01. Aplicação de pesquisa de mercado

A primeira estratégia para aumentar vendas é a aplicação de uma pesquisa de mercado com os seus clientes.

Esse tipo de pesquisa tem a finalidade de entender os hábitos de consumo e comportamento dos seus clientes, de modo que ela consiga desenvolver a estratégia ideal para atingir esses consumidores.

Além disso ela auxiliará para entender melhor o ambiente externo, principalmente sobre a concorrência, para assim, desenvolver ações que impulsione o posicionamento do negócio e conquiste a preferência do público.

Essa estratégia tem como principal objetivo obter todos os insumos necessários para o desenvolvimento de ações bem direcionadas e assertivas para o seu segmento, e a consequência da obtenção desse conhecimento é ter um melhor resultado nas suas vendas.

Essa pesquisa pode ser feita de forma presencial ou online, e você pode fazê-la de forma gratuita.

#02. Utilizar marketing de conteúdo

Essa estratégia se trata de atrair novos clientes por meio da produção de conteúdo relevante sobre o produto/serviço que a sua empresa oferece.

Essa ação vai te ajudar a exibir uma maior autoridade sobre a solução oferecida, dando maior credibilidade à sua marca, e facilitando o processo de nutrir os leads do seu negócio.

Esses conteúdos podem ser em formato de blog posts, podcasts, vídeos no YouTube, newsletter, conteúdos ricos, ou qualquer material que seja assertivo para o perfil de cliente atendido.

Com um marketing de conteúdo bem feito, você poderá ser conhecido como referência no seu segmento sobre o problema que a sua empresa está propondo resolver, gerando maior confiança nos consumidores.

#03. Qualificação da equipe

Uma ação que muitas empresas não priorizam e que é fundamental para a qualidade dos resultados das vendas é a constante qualificação da equipe.

Ter uma equipe capacitada ajudará os vendedores a se desenvolverem, a identificarem os gargalos no processo de vendas e se dedicarem a melhorar continuamente. E isso impactará positivamente nos resultados das vendas.

Essas capacitações podem abordar tanto fatores técnicos como habilidades comportamentais que interferem na performance profissional dos colaboradores.

Essas competências, quando bem desenvolvidas, colaboram para a estruturação de uma cultura focada em resultados de qualidade, e na melhora do ritmo de trabalho da equipe.

Um bom vendedor não nasce pronto, para evoluir é necessário aprender as habilidades necessárias além de treinar e praticar muito para executar de forma eficiente o processo de venda da empresa.

#04. Utilização da tecnologia ao seu favor

A tecnologia pode ser uma forte aliada nas estratégias para aumentar as vendas, e otimizar os processos de marketing.

Uma das plataformas que podem ser utilizadas são as de Customer Relationship Management (CRM) para organizar e gerenciar as informações mais importantes dos seus clientes.

Ela ajudará a empresa a direcionar os esforços comerciais de forma personalizada, melhorar a comunicação da equipe comercial com o cliente, além de possibilitar um melhor gerenciamento da equipe de vendas.

Além dessa plataforma existem softwares de automação de marketing, que permite, por exemplo, direcionar os conteúdos certos para os clientes certos, e fazer com que a equipe não perca tempo com tarefas extremamente operacionais e repetitivas, podendo dedicar o tempo àquelas que geram maior valor para o negócio.

#05. Investimento no contato com clientes já fidelizados

Intensificar o contato com clientes já fidelizados é uma boa estratégia para aumentar as vendas, principalmente em períodos de crise.

Fazer um estudo sobre os atuais clientes para descobrir qual a frequência que eles compram, o valor médio dessas compras, além de quais itens são mais adquiridos, ajudará o gestor a encontrar caminhos para converter em mais vendas

Além disso, podem ser aplicadas pesquisas de satisfação com esses clientes, com a finalidade de mostrar o que precisa ser melhorado, e validar as práticas já executadas pela empresa.

É uma ação que demonstra preocupação com a experiência dos clientes, e facilitará na definição de estratégias comerciais direcionadas para garantir o retorno desses clientes.

#06. Firmar parcerias com outras empresas

Buscar parcerias com outras empresas também podem te ajudar a impulsionar as vendas do seu negócio, e a melhor forma de implementar essa estratégia é buscando empresas que possuem um modelo de negócio que, de alguma forma, complemente o seu.

Por exemplo, se a sua empresa vende produtos mas não tem estrutura para fazer entregas, uma boa ação seria se aliar à alguma empresa que possibilite a estruturação desse delivery para impulsionar suas vendas.

Um bom exemplo recente de parceria, é o Magazine Luíza que oferece o espaço no site da loja, para que outros lojistas possam expor e vender seus produtos.

#07. Marcar presença nas redes sociais

Manter um bom posicionamento online é fundamental para garantir bons resultados nas vendas, principalmente em tempos de distanciamento social e aumento do consumo através de plataformas online.

As pessoas estão passando mais tempo acessando informações por meio de redes sociais, portanto é imprescindível que as empresas marquem presença nesse ambiente digital.

Redes sociais como Instagram, Facebook, WhatsApp já possuem ferramentas que facilitam o impulsionamento do negócio, disponibilizando o acesso a métricas que contribuem para que o gestor tenha um amplo conhecimento sobre o perfil do seu público, e até seus hábitos de acesso.

Ou seja, você deve estar onde o seu público está, por isso é importante marcar presença nas principais redes sociais, construir uma vitrine atrativa para seus produtos ou serviços, e assim garantir um contato mais próximo com seus clientes.

#08. Utilizar benchmarking como estratégia de melhoria

O benchmaking consiste na observação das práticas dos concorrentes em seus processos de vendas, para assim adaptá-las para o seu modelo de negócio.

Não há problema algum em se inspirar em boas práticas do mercado, isso ajuda a manter um nível de serviço adequado às expectativas do seu perfil de cliente, e trabalhar no diferencial que a sua empresa possa oferecer a ele.

Ao longo do post demos algumas opções de ações que podem ser realizadas na sua empresa, e você tem a opção de executar uma ou mais de uma. 

O fato é que executar essas estratégias na sua empresa impactarão positivamente seus resultados e aumentará seu fluxo de vendas.

O mais importante é que a implementação seja feita de acordo com a realidade do seu negócio e respeitando suas limitações.

Além disso toda a organização deve estar envolvida nessas estratégias, de modo que as pessoas se empenhem em executar os processos de forma eficiente.

Nós da FCAP Jr. Consultoria, estamos sempre atentos as melhores práticas que impulsionem os resultados do seu negócio.

Entre em contato conosco, e vamos juntos desenvolver a melhor solução para a sua empresa, pois aqui o cliente é o foco!



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