- novembro 11, 2020
- Posted by: Fcap Jr.
- Category: Gestão Empresarial
No mercado atual, todos os produtos estão sempre se reinventando seja na sua empresa ou na concorrência, sendo copiados ou melhorados.
Por isso, para garantir que os consumidores permaneçam em seu negócio é importante também fidelizá-los!
Entender como fidelizar clientes tornou-se essencial para qualquer organização, grande ou pequena.
Mas é importante entender que essa fidelização vai muito além de oferecer um produto de qualidade aos clientes.
Trata-se de criar valor, estreitar relacionamentos com os mesmos, gerar engajamento e superar expectativas de diversas formas.
Ou seja, encantá-los.
Para te ajudar nessa missão, preparamos uma lista com 7 táticas para aumentar a retenção dos seus clientes.
Vamos lá?
7 táticas para aumentar a fidelização de clientes
1. Conheça bem o seu consumidor
Se você quer entender como fidelizar clientes, você precisa entender seu público.
Uma das formas de fazer isso é construindo uma buyer persona.
De forma geral, uma buyer persona nada mais é do que o perfil do cliente ideal para seu negócio, e é importante traçá-lo para entender quais são exatamente seus hábitos e anseios.
Além disso, entender o que ele deseja e de que forma sua empresa pode atender as necessidades que ele possui.
Ao conhecer seu consumidor você poderá direcionar seus esforços a convencê-los para a compra em vez de tentar convencer ao público errado, que não estará interessado, e gastar suas estratégias em vão.
2. Crie uma experiência de atendimento única
Seja sua empresa um pequeno quiosque ou uma grande indústria, é importante que os clientes sejam sempre tratados como se fossem únicos e especiais.
Deixando claro que você está feliz em tê-lo e que se preocupa com cada uma de suas necessidades.
Para fornecer essa experiência, você precisa garantir que no atendimento ela seja:
- Positiva, para garantir que seu público queira revivê-la;
- Significativa, porque deve causar impacto no cliente de forma que ele conheça sua empresa pelo que ela faz de bom através de um atendimento respeitoso e que os ajude a solucionar seus problemas;
- Memorável, para que os clientes sempre lembrem a experiência boa que tiveram ao se relacionarem com a marca.
3. Aposte em programas de fidelização
Oferecer programas ou benefícios de fidelidade é um bom atrativo para fazer com que os clientes escolham sua empresa por muito tempo.
Isso pode ocorrer através de vantagens ou descontos exclusivos para os participantes, brindes fornecidos em compras, promoções especiais e diversas outras formas.
Para esses programas, é importante atentar para que:
- Eles ofereçam vantagens que realmente são desejadas e irão fazer diferença para os clientes;
- Seja de fácil acesso;
- Tenha responsabilidade e compromisso com o cliente;
- Permita a captação de informações sobre os clientes;
- Realmente tenha incentivos que façam os clientes permanecerem no programa.
4. Ouça o que seus clientes têm a dizer
Em qualquer negócio é importante obter o feedback dos seus clientes, e a comunicação precisa ser uma via de mão-dupla.
Com as redes sociais, essa troca de informações se tornou ainda mais facilitada, pois seus clientes podem utilizar esse meio para entrar em contato com sua empresa.
Por isso, é necessário estar sempre atento a elas para garantir que os consumidores não sejam ignorados nessas plataformas.
Ao utilizar essa tática você fará com que os clientes sintam que estão tendo suas opiniões valorizadas.
Além disso, eles poderão até mesmo apontar detalhes que podem passar despercebidos, mas que influenciarão com futuros clientes, para que as medidas corretivas sejam tomadas.
5. Reconheça seus clientes
Reconhecer seu cliente funciona basicamente através de demonstrações de que ele é importante para sua empresa e que ele é apreciado.
Seja através de cartões de aniversários ou brindes de Natal e ocasiões especiais, seu cliente se sentirá lembrado e valorizado e essas atitudes irão mostrar que você o acha especial, criando assim memórias e vínculos.
6. Meça a satisfação dos seus clientes
O que não se mede, não se gerencia
William Deming.
Para que essa falta de mensuração não venha a atrapalhar nos negócios é importante garantir que todos os passos das atividades da sua empresa estão sendo mensurados.
Desde qual funcionário está atendendo melhor até, qual produto está sendo mais vendido.
É possível realizá-la através de pesquisas, e com essa mensuração se tornará viável o estabelecimento de metas e a garantia de que toda sua equipe esteja voltada para resultados.
Após a mensuração, é também é fundamental não esquecer de realizar análises para a correção de problemas e melhorias no desempenho.
7. Esteja presente com um processo de pós-venda
Se você acha que o trabalho da sua empresa vai até o momento em que a venda ocorre, está muito enganado.
Esse é o maior erro de muitos negócios, e para que isso não ocorra é importante desenvolver estratégias de pós-venda.
Mostrando assim ao cliente que você se interessa pela resolução do problema dele e não apenas em ganhar o dinheiro com a compra.
Uma excelente forma de realizar esse processo é através de ligações, e-mails ou até reuniões de follow-up oferecendo assim suporte para a retirada de todas as dúvidas que possam surgir.
Principais benefícios da fidelização de clientes
Agora que você já sabe como fidelizar seus clientes, separamos alguns motivos para que você insista na aplicação, como:
- Clientes fidelizados apresentam maior propensão de realizar marketing boca a boca gratuito a seus amigos e familiares, os influenciando a também utilizarem seus produtos ou serviços;
- Eles comprarão seus produtos repetidamente se estiverem satisfeitos, além de apresentarem maior probabilidade de experimentação para novos produtos da sua empresa;
- Em situações adversas (como atrasos, por exemplo), os clientes fiéis podem entender melhor e dar novas chances por já conhecerem sua empresa.
Conclusão
Um cliente fidelizado não é apenas um comprador de seus produtos ou serviços, mas sim alguém que poderá transmitir as ideias do seu negócio para outras pessoas.
Mantê-los encantados irá fazer com que sua empresa se consolide no mercado e tenha uma boa reputação e os tornará embaixadores da sua marca.
Ao final dessa leitura acreditamos que você já está pronto para utilizar cada uma das táticas em seu negócio, então chegou a hora da ação!