Como vender pela internet: guia rápido para ter resultados online

Entender como vender pela internet é um dos principais desafios de muitas empresas.

O mercado se digitalizou, seus consumidores estão agora comprando mais pelo celular, computador, tablet e muitos ainda não sabem como posicionar sua empresa no ambiente online.

Por isso, pensamos em trazer um guia rápido para você começar a dar os primeiros passos no ambiente online aprender a como vender pela internet.

Então, quer começar a ter resultados online e garantir uma presença consistente da sua empresa na internet? Continue lendo.

1. Tenha um site funcional

O primeiro passo para entender como vender pela internet é saber como ter um site que solucione todas as necessidades do seu cliente e garanta para ele uma excelente experiência.

Atualmente, existem muitas ferramentas que possibilitam que a sua empresa crie um e-commerce com uma plataforma simples, segura, intuitiva e que garanta todas as funcionalidades necessárias para que o seu cliente tenha uma experiência e realize a compra do seu produto.

Algumas ferramentas de e-commerce, bastante conhecidas no mercado, que podem te auxiliar na construção de sua loja virtual são:

  • Nuvemshop;
  • Vtex;
  • Linx Commerce;
  • Tray;
  • Wix;
  • Loja Integrada.

Essas são apenas algumas das mais utilizadas no mercado, mas existem várias outras que podem te ajudar a construir o seu e-commerce iniciar as suas vendas online.

Ao construir, lembre de garantir uma excelente experiência para os seus usuários que se tornaram clientes.

Isso deve ser feito desde a definição do layout da plataforma até a disponibilidade de informações e produtos oferecidos.

Os clientes precisam estar encantados em todos os pontos de contato para avançarem na jornada de compra e concluir a compra do seu produto.

2. Seja uma empresa multicanal

É imprescindível que você estabeleça uma comunicação que vá além de um site com a loja virtual.

Você precisa estabelecer uma comunicação nas redes sociais para direcionar a demanda para o site e também vender por lá.

Por isso, ter um bom posicionamento nos mais diversos canais de comunicação podem não fazer com que o cliente compre de imediato, mas irá contribuir para que ele avance na jornada de compra.

Por isso, invista em uma estratégia multicanal para conquistar visibilidade e autoridade de marca.

Atualmente, redes sociais como o Facebook e o Instagram possui uma loja integrada, onde você pode estabelecer suas vendas e gerenciar pelo seu site ou até mesmo pela própria rede social.

Que permite integração com outras ferramentas de pagamento que podem te auxiliar nesse processo.

Além disso, podemos também habilitar a opção de shopping no próprio Google.

Mas, para deixar mais claro como funcionam esses canais para você aprender de fato como vender pela internet, vamos explicar cada um.

Vamos lá?

Google Shopping

google shopping

Com a loja no Google, você vai conseguir alcançar um público ainda maior.

As pessoas que pesquisarem pelo produto que você está oferecendo vão ver no Google Shopping, então não necessariamente ela precisa conhecer a sua empresa.

A vantagem disso é que você consegue uma maior visibilidade da sua marca também.

Mas, é importante ressaltar que, caso muitas empresas ofereçam o seu produto, vai ser difícil conseguir uma boa posição no Google, por isso é importante investir em patrocinado.

Para se diferenciar com o anúncio no Google Shopping e alcançar a primeira posição, trouxemos algumas dicas para te ajudar, são elas:

  • Realize uma descrição bem detalhada de todos os seus produtos que estão sendo anunciado;
  • Faça a nomeação correta de todos os seus produtos;
  • Informe qual o seu site corretamente e coloque sempre os links para ele;
  • Adicione a URL nas imagens dos seus produtos;
  • Estabeleça uma categoria para cada um dos seus produtos;
  • Ofereça aos seus potenciais clientes mais opções de pagamento, isso também vai te ajudar a facilitar a decisão de compra;
  • Informe todos os produtos que tem preços promocionais;
  • Estabeleça datas limites de exibição dos produtos.

Essas dicas vão te ajudar a conquistar uma boa posição e fazer com que as suas vendas sejam ainda mais potencializadas.

Além disso, você pode realizar o patrocínio de alguns anúncios para que apareçam para o seu consumidor em outros canais de comunicação de acordo com o seu perfil de compra e o que foi pesquisado por ele.

Isso vai te ajudar a definir estratégias assertivas com campanhas segmentadas para determinado público com seu produto.

Instagram Shopping

instagram shopping

Já no Instagram Shopping permite a marcação de seus produtos nas publicações.

Funciona de a mesma forma como marcar um amigo em uma foto, só que em uma nova aba, chamada “Comprar.”

Fazendo isso, você vai conseguir tornar o processo de compra mais simples reduzindo esforço do usuário ao optar por seu produto.

Para já começar a anunciar os seus produtos no Instagram Shopping, você precisa seguir algumas regras, que são:

  • Apenas os produtos físicos podem ser vendidos na loja virtual;
  • O recurso possui uma política com os termos de uso que deve ser seguida, você precisa estar de acordo com todos os pontos. Para acessar, basta clicar aqui;
  • A sua conta no Instagram precisa ser Comercial para conseguir instalar o Instagram Shopping;
  • Essa conta do Instagram precisa estar associada à Página do Facebook da sua loja.
  • Para ativar a loja, você precisa ter pelo menos 9 postagens publicadas no Instagram.

Seguindo todos esses critérios elencados, você vai poder instalar sua loja no Instagram Shopping.

Depois você só precisa seguir algumas instruções para efetivar a criação da sua loja e começar usar esse recurso para vender pela internet.

Facebook Marketplace

facebook marketplace

O principal diferencial do Facebook é a facilidade em cadastrar os seus produtos, diferente de muitas outras plataformas.

Para criar, você só precisa ter uma página da sua loja no Facebook, habilitar o recurso de Loja e cadastrar cada um dos seus produtos.

Caso você já tenha o site criado, você pode tentar seguir o processo de importação desses produtos, isso vai ajudar bastante na implementação caso você tenha muitos produtos para serem cadastrados.

No cadastro do produto na Loja do Facebook de sua página, as principais informações que você vai precisar disponibilizar vão ser as seguintes:

  • O nome de seu produto;
  • Preço;
  • Localização;
  • Categoria;
  • Descrição;
  • Fotos.

Muito simples, não é mesmo?

Agora você precisa se preocupar como o Facebook julga a relevância dos anúncios.

Alguns critérios que são levados em consideração pelo Facebook são:

  • Novidade: Produtos que acabaram de ser registrados costumam aparecer em destaque;
  • Cliques e Perguntas: Anúncios que tem um maior engajamento por parte dos usuários;
  • Localização: O Facebook leva em consideração a geolocalização para ligar pessoas próximas.

Para habilitar esses recursos, você pode acessar esse conteúdo que explica detalhadamente todos os passos para a instalação da loja no Facebook, Instagram e no próprio Google. Para acessar, basta clicar aqui.

Agora que você entendeu os principais canais mais acessíveis para começar, entender como vender pela internet ficou mais simples.

Porém, ainda precisamos falar de outro tópico importante. Vamos ver?

3. Garanta uma boa logística e distribuição

Antes de começar a pensar em como vender pela internet, precisamos entender como a logística da sua empresa funcionará.

A logística e distribuição é um dos pontos mais imprescindíveis no processo de venda dos produtos, pois tem um impacto direto na satisfação do cliente.

Você certamente já teve uma experiência muito negativa com isso, seja pedindo uma comida ou comprando um produto que você espera que chegue rápido até você e isso não ocorre.

Recordou de alguma situação agora, não é? Então você sabe bem do que estamos falando.

A logística e distribuição é muito relativa ao produto e a região que você vende.

Escolha mais de um fornecedor

Temos muitos fornecedores no mercado que atendem todas as regiões do país e entrega diversos tipos de produtos.

Mas, infelizmente não conseguem garantir uma agilidade e efetividade na entrega.

O recomendado é que você tenha mais de um fornecedor que atenda sua demanda da melhor maneira possível.

Para isso, você precisa dedicar tempo de pesquisa de fornecedor e estudo das possibilidades.

Tenha alguém dedicado a logística

Além disso, é muito importante que você tenha alguém na equipe para direcionar os esforços para este processo de logística e distribuição.

Assim você vai garantir uma boa experiência dos seus clientes e fazer que eles se tornem promotores de sua marca.

Supere as expectativas do seu cliente

Você deve atentar também a superação de expectativa, busque sempre estabelecer um prazo onde você saiba que consegue entregar antes disso.

Empresas como a Magazine Luiza e a Amazon fazem isso muito bem e conseguem proporcionar uma excelente experiência para todos os seus consumidores.

Com uma logística bem alinhada as expectativas dos seus clientes, certamente você terá sucesso na venda pela internet.

4. Invista em anúncios patrocinados

O investimento feito em anúncios patrocinados é proporcional ao seu resultado.

Quanto mais você puder investir, de maneira inteligente, você vai melhorar seus resultados.

Com uma boa estratégia de anúncios patrocinados, você vai conseguir chegar até a pessoa certa, no momento certo, no lugar ideal oferecendo o que ela precisa.

No entanto, na definição dos anúncios patrocinados, é importante atentar a definição do público que sua campanha será direcionada, ao conteúdo ou produto que ela oferece e ao objetivo do anúncio.

Nas redes sociais, os objetivos mais utilizados são:

  • Reconhecimento de marca;
  • Alcance;
  • Tráfego;
  • Envolvimento;
  • Instalações do aplicativo;
  • Visualizações do vídeo;
  • Geração de cadastros;
  • Mensagens;
  • Conversões;
  • Venda de catálogo;
  • Tráfego para o estabelecimento.

Escolha bem o seu objetivo na hora de definir sua campanha, mas se atente a relevância dos anúncios patrocinados também de topo de funil, que está mais associado ao posicionamento da marca, pois eles também são fundamentais para suas estratégias de vendas.

Muitos cometem o erro de tentar apenas vender, mas não vale só querer vender e não buscar posicionar sua marca para que os clientes se sintam atraídos por ela.

E quando falamos de posicionar a marca, a criação de conteúdo é uma das melhores estratégias para conquistar a confiança do seu consumidor.

Então vamos entender como isso pode ajudar em suas vendas?

5. Crie conteúdo relevante

O marketing de conteúdo é a base de uma boa estratégia de marketing, pois é por meio dele a sua organização vai conseguir educar o seu público e gerar interesse para que ele tome uma decisão positiva em relação ao seu produto/serviço.

Então, para entender como vender pela internet, precisamos entender como essa estratégia pode trazer resultados para seu negócio.

Segundo a pesquisa realizada pela Content Trends em 2019, empresas que adotam o marketing de conteúdo alcançam 1,3 vezes mais visitas em comparação com as que não fazem uso dele.

Além disso, as empresas que usam marketing de conteúdo também conseguem gerar 1,4 vezes mais leads que as empresas sem uma estratégia similar.

Então resultados não faltam com essa estratégia, concorda? Mas como começar a usar?

O primeiro grande passo a ser trabalhado antes de iniciar a produção de conteúdos, é definir a Buyer Persona, para que tudo que for produzido seja direcionado para pessoa certa, no momento certo.

E, tendo a persona definida, você precisará definir a jornada de compra dela.

Mas, o que é a jornada de compra?

Para entender melhor a jornada do cliente no consumo dos conteúdos, a Resultados digitais dividiu o marketing de conteúdo da seguinte forma:

jornada de compra

Para que sua loja virtual se torne ainda mais conhecida, você precisa produzir bastante conteúdo para aumentar sua visibilidade e agregar valor aos seus potenciais clientes.

Conclusão

Entender como vender pela internet pode ser um desafio para você e para muitas empresas.

Porém, para iniciar, precisamos dar o primeiro passo. E esperamos que essas dicas iniciais possam te ajudar a entrar nesse meio com o pé direito.



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