Consultoria em Marketing: a solução ideal para qualquer negócio

Já tem o seu próprio negócio, mas não sabe utilizar as estratégias corretas para que ele cresça? 

Talvez você esteja precisando de uma consultoria em Marketing. Afinal, ela ajuda a  identificar erros, avaliar estratégias e definir quais objetivos devem ser buscados.

Muitos empreendedores ainda são indecisos quanto à decisão de contratar uma consultoria para uma área tão estratégica da empresa. Porém, quando avaliadas as possibilidades, os benefícios desse ato valem a pena.

Se você ainda é desse time dos indecisos, continue lendo e tenha a certeza que a consultoria em Marketing é uma excelente opção para a sua empresa alcançar bons resultados.

Boa leitura!

Afinal, o que é uma consultoria em Marketing?

Segundo Philip Kotler, em seu livro “Administração de Marketing”, Marketing é “suprir necessidades gerando lucro”.

Nesse sentido, entende-se o porquê de uma consultoria de Marketing ser tão essencial para empreendedores que desejam alcançar mais resultados por meio do próprio negócio.

Esse tipo de serviço é ainda mais indicado para empresas que não possuem um setor de Marketing interno, tendo em vista que a consultoria traz soluções de profissionais com experiência na área mercadológica.

Outro ponto bastante importante é que a consultoria em Marketing funciona como um ponto de partida que orienta a empresa sobre quais estratégias são melhores diante do desafio encontrado.

Ou seja, se você deseja um serviço que vá além do planejamento, o ideal mesmo é contratar uma assessoria completa de Marketing, pois ela seguirá com a empresa até o momento de mensuração dos resultados.

Mas, caso esteja certo que o que a sua empresa precisa é mesmo um diagnóstico rápido e preciso que a ajude a crescer, saiba mais, no próximo tópico, o que uma consultoria pode fazer para o seu negócio: 

O papel da consultoria de Marketing

Você, como gestor, já deve ter participado daquelas reuniões que não levam a nada. Uns falam de lado, outros falam de outro, mas, no final, ninguém chega a uma decisão.

Isso acontece justamente quando pessoas não qualificadas tentam encontrar soluções para problemas que nem eles mesmos são especialistas.

Por isso, uma consultoria de Marketing faz toda a diferença.

Com ela um consultor vai conduzir toda a reunião com as pessoas envolvidas no seu negócio para entender melhor a situação.

Ou seja, há um estudo inicial sobre a real situação da empresa e o que está sendo feito para melhorar, nada é feito com base em achismos ou palpites. 

Ao conhecer mais sobre a sua empresa e o seu nicho de mercado, o consultor irá definir quais estratégias são ideais para determinado momento e quais pessoas serão responsáveis por executá-las. 

Claro, acompanhando o passo a passo de cada implementação. 

Dessa forma, a consultoria não traz estratégias genéricas, feitas para qualquer negócio e ninho.

É entendendo as necessidades da sua empresa que o estrategista em foco define as metas e os objetivos a serem alcançados.

Não é à-toa que grandes empresas alcançaram o resultado dessa forma. Transformando dados em estratégias. 

6 motivos para contratar uma consultoria em Marketing

Uma marca mal posicionada no mercado não é prioridade na mente dos consumidores. Afinal, de nada adianta qualidade se não há uma boa divulgação dela para o público certo. 

Diante disso, muitas empresas já entenderam que o Marketing é fundamental, principalmente nos dias atuais com mercados tão competitivos.

A partir disso, a dúvida que surge é se é mais interessante contratar uma equipe própria ou terceirizar o serviço.

Porém, a verdade é que não existe uma “receita de bolo”, tudo depende da necessidade e disponibilidade da empresa.

Por isso, separamos, abaixo, cinco motivos para você entender de vez os benefícios de contratar um serviço de consultoria. 

  1. Visão ampliada

Muitas vezes uma equipe interna por estar diariamente vivenciando os problemas na organização, não consegue identificar fatores causadores das crises.

Por isso, muitos empreendedores acabam buscando esse tipo de serviço justamente com o propósito de ver o negócio sob outros olhares.

Afinal, quem está externo à organização consegue identificar fatores que muitas vezes passam despercebidos por colaboradores e também gestores. 

  1. Capacitação

Colaboradores capacitados são sinônimos de crescimento e inovação para uma empresa, principalmente porque eles são os principais ativos do negócio.

À vista disso, a consultoria de Marketing vale bastante a pena também para capacitar colaboradores, uma vez que quem presta consultoria está atualizado com as principais demandas do mercado.

Ou seja, esse profissional despertará novas ideias e ações para seus colaboradores e isso só resultará em benefícios a curto, médio e longo prazo. 

  1. Economia

Entendemos que o fator econômico muitas vezes é um limitador para o crescimento de muitas empresas, principalmente para aquelas que ainda não conseguem manter uma equipe. 

Por isso, a consultoria em Marketing também pode ser uma excelente opção para quem está começando e entende a importância de ter estratégias consolidadas.

Afinal, nada melhor que começar o negócio sendo orientado por profissionais que já entendem o funcionamento do mercado para, assim, começar já com um diferencial competitivo.

  1. Necessidade

Sabemos que com tanta concorrência, não dá para perder tempo e ficar para trás.

Por isso, a consultoria em Marketing também é uma excelente alternativa para quem busca soluções rápidas e certeiras.

Pois obter um diagnóstico preciso com uma consultoria é bem mais rápido que separar um tempo da equipe para fazer isso.

Ou seja, se você busca agilidade na hora de fechar estratégias, opte por uma consultoria. Essa pode ser uma excelente oportunidade para evitar dores de cabeça.

Lembre-se: todo valor gasto no que você julga desnecessário atualmente, pode trazer muitos ganhos e crescimento no amanhã.

  1. Tempo 

É comum que muitos gestores e até equipes internas de uma organização não encontrarem tempo para definir estratégias benéficas. 

Dessa forma, muitos pontos importantes acabam se perdendo e ficando pelo meio do caminho. E, com isso, cada vez mais os problemas se acumulam.

E esse é um dos principais motivos que levam empresas à falência. Pois ficam sempre presas aos mesmos processos.

Por isso, uma consultoria em Marketing, externa à organização, é ideal para pensar no que deve ser feito de forma proativa, sem postergar mais tempo. 

  1. Identificar o público certo

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 70% dos brasileiros possuem conexão com a internet.

Certamente nem todo esse percentual é a persona do seu negócio. Por isso, estratégias do Marketing Digital ajudarão a sua empresa a se relacionar com o público certo.

Ou seja, anunciar apenas para quem tem interesse com os seus produtos e/ou serviços.

Assim, com certeza, fica mais assertivo investir com base em dados que comprovem e garantam retorno. 

Pois de nada adianta trabalhar com base em informações desorganizadas.

Conclusão

Agora que você já entendeu o que é uma consultoria em marketing e qual é a sua importância para empresas que visam crescimento, por que não contratar para a sua?

Sabemos que independente do ramo e do momento em que o seu negócio esteja passando, uma visão externa pode fazer toda a diferença, principalmente para apontar erros e buscar novas soluções. 

Empresas que não investem ou não reconhecem a importância do Marketing atualmente, infelizmente, tendem ao fracasso.

Afinal, como diz aquele famoso ditado: quem não é visto, não é lembrado.

Sucesso!



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