Endomarketing: Como Transformar Funcionários em Verdadeiros Admiradores da Marca

Você está sentindo um clima pesado na empresa? Seus funcionários andam desmotivados? A rotatividade dos colaboradores está alta? Você quer planejar quais estratégias de RH utilizará, mas não sabe ao certo o que os funcionários estão precisando? As estratégias de endomarketing podem lhe ajudar a virar o jogo!

O endomarketing (ou marketing interno) consiste em um conjunto de estratégias que buscam inspirar os funcionários, engajando-os com a causa da empresa e promovendo uma maior integração entre os colaboradores. Além disso, o endomarketing fortalece o sentimento de pertencimento dentro do negócio, fazendo com que os funcionários sejam promotores da marca e, com isso,  reduzir o turnover (taxa de rotatividade dos membros) da organização.

Apesar do nome, as estratégias de endomarketing também são responsabilidade do setor de RH, pelo fato da área ter um contato mais próximo com os funcionários, compreendendo melhor quais ações serão mais assertivas para a equipe, de acordo com o que for melhor para todos. Já o marketing tem o papel de desenvolver campanhas de comunicação que visam aumentar a satisfação e motivação dos colaboradores.

 

 

Estratégias de Endomarketing e seus benefícios

Quando se trata de pessoas, não existe uma receita a ser seguida. No entanto, existem diversas práticas que devem ser levadas em consideração, podendo ser adaptadas para realidade da organização, levando em conta as necessidades de seus colaboradores. Conheça algumas delas:

Pesquisa de clima

As pesquisas de clima organizacional e de satisfação servem para entender qual a percepção dos funcionários em relação à empresa, podendo identificar também fatores internos e externos que andem interferindo na produtividade da equipe, além de pontos de melhoria. Dessa forma, será possível implementar atividades que tornem o ambiente mais agradável e contribuam para o bem estar dos colaboradores, atraindo e retendo talentos.

Comunicação Interna

Definir qual o canal de comunicação será utilizado é um passo importante para melhorar a comunicação interna, reduzindo os ruídos e fazendo com que os diferentes departamentos estejam alinhados e trabalhem para alcançar um só objetivo. Esses canais de comunicação vão desde os mais simples, como um mural informativo na parede, à ferramentas mais complexas, como redes sociais voltadas para o trabalho. Também é fundamental a existência de espaços para sugestões e momentos de feedbacks para que os funcionários possuam voz na organização, criando ambientes de trabalho mais colaborativos.

Motivação

Quando a empresa se mostra aberta às ideias e comentários dos funcionários, a motivação dos colaboradores tende a aumentar consideravelmente, havendo consequentemente, um aumento na produtividade. Além disso, o funcionário motivado, sente mais orgulho da instituição em que trabalha, virando um promotor da marca frente à amigos e familiares, que veem o estabelecimento como um bom lugar para se trabalhar.

Treinamentos e Capacitação

Os funcionários veem mais valor nas empresas quando percebem que as mesmas se preocupam com seu desenvolvimento, e enxergam um potencial de crescimento em seus colaboradores. Para isso, cursos, palestras motivacionais, treinamentos e capacitação servem, além da qualificação em si, para agregar valor a empresa. Além disso, a elaboração de um plano de carreiras é uma ótima forma de dar aos funcionários perspectiva de crescimento, explanando quais caminhos podem seguir, e quais as competências necessárias para chegar lá.

Integração da Equipe

Trazer os colaboradores para perto da empresa é fundamental para garantir que se identifiquem com o negócio e se sintam peças importantes dentro da organização. As iniciativas devem abranger também ações que estimulem a participação da família junto à empresa. Alguns exemplos de ações de integração são happy hours e festas de fim de ano promovidas pela empresa. Outra boa prática, caso exista um interesse comum entre os colaboradores, é fazer algo que vá além do ambiente de trabalho. Se uma grande parte dos funcionários gosta de futebol, por exemplo, uma boa ideia seria realizar uma “pelada” periodicamente.

Para compreender alguns pontos importantes sobre formação de equipe, recomendamos a leitura dos 5 desafios das Equipes.

Política de Reconhecimento

Os dados de uma pesquisa feita pela Gallup verificaram que 65% dos colaboradores que deixaram seus empregos, não se sentiam devidamente reconhecidos. Constata-se, portanto, a importância da valorização do desempenho tanto individual quanto por equipes. Visto que a liderança por exemplo é o tipo de liderança mais efetiva, é indispensável que haja reconhecimento dessas atitudes exemplo, não só por parte dos líderes, buscando multiplicá-las.  Os programas de reconhecimento e incentivo podem ser baseados em elogios e bonificações. Um simples e-mail listando o(s) funcionário(s) destaque ou uma foto da pessoa na empresa já servem para lembrá-los do bom trabalho que foi executado, incentivando-os a fazer sempre melhor.

Conclusão

O mercado dinâmico busca, cada dia mais, o encantamento dos consumidores, algo que só pode ser alcançado com equipes engajadas e satisfeitas. Além disso, ter um endomarketing bem estruturado pode ser um fator decisivo para ter uma equipe promotora da marca uma empresa vencedora.

Agora que já leu este post, você está pronto para pôr tudo em prática! Busque  entender quais as queixas e sugestões de seus funcionários, adaptando as estratégias de endomarketing para as necessidades deles. Lembre-se que o capital humano é seu maior recurso. Mostre que se preocupa com o bem estar e satisfação de seus funcionários e a melhora na motivação e produtividade virá como reflexo. Qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato conosco!

 



1 comentário

  • Nos dias atuais ainda é um grande desafio a implementação do Endomarketing dentro das organizações. Mas certamente é um grande diferencial tanto no ambiente interno das empresas, assim como reflexão externa para sucesso das mesmas dentro do mercado competitivo. Todos tem a ganhar tanto funcionários, como o mercado como todo em si.

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