Como usar a gamificação nas empresas? Aprenda agora

Querendo otimizar o funcionamento geral das atividades, bem como aumentar o incentivo e a conexão das partes envolvidas, a gamificação nas empresas tornou-se algo mais frequente.

Pois, a partir dela, é possível estimular uma competição saudável dentro da organização e garantir o engajamento do pessoal com as atividades da empresa.

Mas você ainda não sabe como a gamificação nas empresas pode ser usado de forma mais efetiva?

Então continue lendo e descubra tudo sobre o tema.

O que é a gamificação?

A gamificação é uma estratégia que funciona por meio de um processo de design human-focused, ou seja, focado nas pessoas.

Possui esse nome, pois remete à indústria de games, a qual sempre foi voltada a fornecer metas alcançáveis às pessoas e entretenimento como forma de alcançar os objetivos.

O método é baseado na utilização de dinâmicas e práticas de jogos em situações cotidianas, com a finalidade de estimular um maior envolvimento dos usuários, tornando as atividades mais atrativas.

Como no exemplo do vídeo abaixo feito pelo Sebrae SP, mostrando como funciona a gamificação nas empresas.

Usam, também, como uma forma de incentivo, prêmios e recompensas para os participantes, para que, aliado a um acompanhamento assertivo, tudo saia conforme o planejado.

Além disso, vale entender, que a gamificação nas empresas pode ser realizada em duas situações:

  1. Uma para o público externo, voltada para o envolvimento dos clientes com a marca
  2. E outra para o público interno, dirigida ao engajamento dos colaboradores.

A primeira situação pode ser vista na Nike, empresa líder no segmento de vendas de produtos esportivos.

Ela construiu uma plataforma de gamificação chamada de “Nike Plus”, com a finalidade de envolver os entusiastas do mundo fitness e elevar os seus treinos para um nível mais profissional.

Dessa forma, há um maior compartilhamento de informações, sobre especificações dos produtos e divulgações de descontos, gerando, assim, uma elevação do consumo.

Na outra situação, um exemplo é a Gerdau, organização da área de aço nas Américas, que inovou na parte de treinamentos realizados aos colaboradores.

Ela passou a disponibilizar uma atividade em realidade virtual, onde mostrava ambientes e o usuário deveria identificar situações de riscos e classificar o seu potencial de severidade.

A partir disso, é gerado aos funcionários um sentimento de pertencimento na empresa, originando motivação para realizarem as atividades com maior satisfação.

Quais os benefícios da gamificação nas empresas?

Mas você deve estar se perguntando “Por que devo implementar esse método na minha organização?”.

Pois bem! Listamos aqui alguns benefícios que irão mostrar o quão a gamificação nas empresas é eficiente.

1. Objetividade

Parte da implementação da gamificação é coleta de dados constante e automática, onde é possível obter taxas de bastante importância para a análise da situação de cada um dos colaboradores, de como eles estão se saindo.

Logo, isso facilita o diagnóstico do gerente, por exemplo, pois mostra de forma imparcial e objetiva os insumos coletados.

2. Feedbacks Constantes

O feedback é um dos elementos mais importantes da gamificação.

Pois, através dele é possível mostrar o desempenho de todos os envolvidos e verificar o que está sendo positivo e negativo.

A partir disso, caso seja necessário, são realizados planos de ações que otimizem o trabalho realizado, aprimorando, assim, o seu desenvolvimento.

Nesse contexto, as falhas são encaradas como uma oportunidade de crescimento e de aprender coisas novas.

3. Reconhecimento

Em uma organização, todos gostam de sentir que estão fazendo um excelente trabalho e que está sendo reconhecido pelos líderes.

Dessa forma, o modo como o funcionário é visto dentro da empresa é tão importante quanto as recompensas financeiras.

Logo, a gamificação nas empresas traz essa vantagem de poder saber quem está se apresentando bem, quem fez grandes progressos e quem necessita de uma chamada de atenção.

4. Motivação

Quando o colaborador se sente que ele realmente faz parte de algo maior, que faz a diferença na empresa, sem se prejudicar e que ainda receberá recompensas, é gerado uma motivação.

O que implica diretamente com o seu desempenho e resulta em aspectos bastante positivos no cumprimento dos seus objetivos.

5. Autonomia

Por fim, a gamificação nas empresas gera um senso de autonomia e escolha nos funcionários.

Isso quando gamificação se torna voluntária e é lançada várias opções que os usuários podem escolher como gostariam de utilizar a estratégia.

Como implementar a gamificação na sua empresa?

Existem alguns pontos que você precisa entender para que a implementação da gamificação seja um sucesso na sua empresa.

É de extrema importância levar em conta as seguintes recomendações:

Compreenda a situação da empresa

Primeiramente, é necessário fazer uma imersão na organização, com a finalidade de entender e saber como são realizadas as atividades, o que cada cargo realiza e qual é o core business, ou seja, a essência da empresa, por exemplo.

A partir disso, cabe analisar se é necessário otimizar ou modificar algumas funções para quando a gamificação iniciar, não se torne mais complicado mensurar o desempenho de alguns do que de outros.

Entenda o público-alvo

Nessa etapa, é fundamental que se conheça a fundo os colaboradores da empresa, a fim de que as estratégias sejam as mais assertivas possíveis.

Afinal, quanto mais completas e verdadeiras forem às informações sobre os perfis dos colaboradores, torna mais fácil e personalizado o desenvolvimento das ideias.

Defina um propósito

Quando as pessoas possuem um propósito, um objetivo bastante claro e acreditam nele, elas tendem a ter determinação e motivação nas ações tomadas.

Por isso, as pessoas não se inspiram pelo “o quê” se faz e sim no “porquê” se faz algo, como afirma Simon Sinek, no vídeo abaixo.

Um exemplo que pode ser observado na prática de motivação é o aplicativo “Zombies, Run!“.

Ele nos convida a correr e realizar atividades físicas para escapar de um apocalipse zumbi.

Mesmo que escutemos música durante os treinos, o jogo vai introduzindo áudios onde são narradas as aventuras do mundo repleto de mortos vivos, para nos fazer dentro do jogo.

Estabeleça metas

Nessa etapa, fica mais prático determinar qual será o direcionamento para atingir o propósito estabelecido.

Então, analisa e considera ações que levarão até o resultado esperado.

Assim, é necessário que as metas sejam totalmente alinhadas e alcançáveis, para que não desmotivarem o colaborador.

Além disso, pode-se definir, também, qual o melhor jogo que irá abranger todos os pontos necessários.

Utilize recompensas

Esse ponto é bastante importante para a gamificação nas empresas, pois as recompensas e prêmios, aliadas ao reconhecimento do desempenho do profissional, resultam motivação e consequências positivas à organização.

Vale ressaltar que não é gerado o mesmo impacto quando só apenas uma dessas opções são realizadas, pois, devem caminhar em conjunto.

Um aplicativo bastante reconhecido que utiliza as recompensas é o Duolingo, que nos convida diariamente a superar as metas através da acumulação dos pontos de habilidade, para seguir melhorando os idiomas que possuímos interesses.  

Realize o monitoramento constante

É muito importante que seja efetuado um acompanhamento periódico, pois serve de insumos para feedbacks que auxiliam no desenvolvimento e aprendizagem do jogador.

Aliado também com utilização de ferramentas que possibilitem o acompanhamento mais assertivo e metrificado – como, por exemplo, o CRM, que acompanha desde o lead até o pós-venda; sendo possível mensurar os níveis das vendas e a qualidade do produto/serviço prestado.

Outro ponto importante: permita que o rankingse for utilizado sistema de pontos, por exemplo – esteja exposto.

Os colaboradores poderão fazer comparações e conseguir acompanhar seu progresso de forma visual, e sentir que estão de fato atingindo novos níveis.

Case de sucesso de uso de gamificação nas empresas

Um dos empreendimentos mais conhecidos pelo seu sucesso através da gamificação foi a Ford Motors, uma fabricante de automóveis multinacional estadunidense, que foi fundada em 1903 por Henry Ford.

A organização estava possuindo dificuldades para fazer com que os colaboradores entrassem no portal da empresa de e-learning, que impacta diretamente nos conhecimentos gerais da empresa.

Dessa forma, perceberam que a gamificação poderia reverter essa situação, fazendo com que o acesso aumentasse consideravelmente.

Assim, foram disponibilizados jogos com o objetivo de ajudar as equipes de vendas, para terem um maior conhecimento sobre os novos modelos de carros, financiamentos e tecnologias, por exemplo.

A partir disso, a Ford Motors registrou um aumento de 417% no uso dos portais, maiores vendas e uma maior satisfação dos clientes.

Conclusão

Neste blog você pôde perceber como a gamificação nas empresas pode gerar impactos muito positivos.

Ela engaja e estimula todos os usuários, gerando, assim, resultados assertivos no funcionamento da empresa.

Agora que você já conhece o que é Gamificação, como ela pode ser aplicada e alguns de seus benefícios, que tal aplicá-la na sua organização?



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