Indicadores: entenda os benefícios para a sua empresa

Os indicadores, como o nome já dá a entender, serve para “indicar” a “dor” da organização.

Por isso, eles são de extrema importância para a sobrevivência das empresas, visto que são ferramentas responsáveis por metrificar e monitorar todas as ações que interferem em seu funcionamento, impactando desde o faturamento até a satisfação dos clientes do negócio.

Assim, empresas que não possuem indicadores vivem constantemente o “gerenciamento pela autópsia“. Em outras palavras, descobre-se o problema da organização somente quando a mesma já está em uma situação preocupante e, muitas vezes, já é muito tarde.

Você pode estar pensando: “Possuo uma empresa que não tem indicadores e mesmo assim alcança todas metas e objetivos. Por que eles me seriam úteis, então?”.

Bom, atingir uma meta sem contar com o monitoramento de indicadores é até possível. Mas deve-se levar dois pontos em consideração: os indicadores ajudariam a atingir melhores resultados e, ainda, a formular melhores metas (e se a sua empresa não esteja colocando as metas corretas? Já pensou nisso?).

É incontestável que a implementação de indicadores se torna indispensável para qualquer tipo de organização, visto que eles podem se adaptar da melhor forma possível para cada realidade, alinhando-se com a estratégia do negócio.

No decorrer deste blog post você entenderá o que são indicadores, quais os seus tipos e como é o processo de definição dos indicadores de uma organização. Vamos à leitura!

O que são indicadores?

Os indicadores são dados que podem ser quantitativos ou qualitativos e que servem para avaliar os resultados e processos internos da empresa.

Por isso, é necessário que sejam atualizados recorrentemente para que mostrem, da forma mais clara e assertiva possível, como está a eficiência da empresa.

A título de exemplo, suponha que você tenha um objetivo de ler cinco livros durante o semestre. Para que isso ocorra, você decide ler 20 páginas diariamente.

O número de páginas lidas é um indicador de sucesso da sua meta de ler cinco livros por semestre. As 20 páginas é uma meta reduzida, acompanhada diariamente para que você alcance a meta maior.

Pode parecer besta, mas é assim que ocorre em grandes organizações. Define-se uma meta maior e a monitora em partes menores.

Tipos de Indicadores

Os  indicadores podem possuir diferentes tipos, variando de acordo com níveis da empresa. São três: estratégico, tático e o operacional. Vamos falar um pouco sobre cada um.

– Estratégico

É o indicador que está diretamente relacionado ao seu Planejamento Estratégico, englobando metas como Faturamento Anual ou Taxa de Satisfação do Cliente. Uma vez que os demais indicadores serão traçados a partir dos indicadores estratégicos, é importante que você sente com as lideranças da organização para definir quais são os pontos-chave da sua empresa e colocar metas em cada uma.

– Tático

Os indicadores táticos são partes menores dos indicadores estratégicos. É através dele que você conseguirá acompanhar, de modo fidedigno, como está sendo o andamento dos processos para o alcance da meta estabelecida acima. É importante pontuar que os indicadores táticos são sempre separados por área da empresa (financeiro, marketing, comercial, recursos humanos e outros).

Se a meta do indicador estratégico de faturamento for de 3 milhões por ano, um bom indicador tático é faturamento da área de marketing. A meta desse indicador seria um percentual da meta maior.

– Operacional

Por fim, mas não menos importante, os indicadores operacionais são os indicadores que cada um dos colaboradores possuem para alcançar as metas dos indicadores táticos.

As metas desses indicadores são justamente as metas individuais, que são muito importantes para a compreensão de quais são os funcionários com o maior desempenho.

Conclusão

Vimos que os indicadores são ferramentas que possuem o objetivo de monitorar todos os tipos de atividades que envolvem o funcionamento de uma organização.

Dessa forma, a partir da coleta e da análise desses dados, podemos metrificar o grau de eficiência de uma empresa e a partir disso elaborar planos de ação para solucionar esses problemas e alavancar os seus resultados.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato conosco, ficaremos muito felizes de solucioná-la para você![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]



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