Como vender mais pelo Instagram da sua Empresa

Como usar o Instagram da sua Empresa!

A sua empresa possui uma conta no Instagram?

Caso a resposta seja “não”, esse blogpost foi feito para você. Caso a resposta seja “sim” mas você não enxerga muito valor na plataforma ou não a movimenta com constância, também se sinta contemplado!

Neste artigo, falarei sobre essa rede social que vem crescendo dentro do universo empresarial e darei algumas dicas para que você saiba como utilizá-la da melhor forma!


Para começar, gosto sempre de trazer alguns dados bem relevantes.

1) Quase 50%  das empresas brasileiras estão presentes no Instagram.

2) 30% dos usuários já compraram algo que conheceram pelo Instagram.

3) 80% dos usuários interagem com pelo menos uma marca.

Só através dessas três informações já é possível notar que existem alguns bons motivos para que a sua empresa esteja presente nesta plataforma, correto?

“Mas Lucas, a minha empresa é B2B. Não faz muito sentido estar presente no Instagram…”

*B2B: modelo de negócios no qual a empresa vende seu serviço ou produto para outras empresas.

Se você pensa dessa forma, comece a mudar de ideia. Afinal, por trás de todo CNPJ existe um CPF. Estudos indicam que o Instagram, juntamente com o LinkedIn, é a rede mais fácil para gerar oportunidades com grandes empresários.

Agora que você já possui todos esses dados em mãos e entende o porquê de se estar presente nessa rede social, vamos dar 5 dicas valiosas para que você já comece sabendo as regras do jogo.

#1   Faça um Planejamento para o Instagram

Pare um pouco e faça um planejamento rápido de como você utilizará o seu Instagram a partir de agora.

Pense em metas de publicações por semana, como serão as publicações, quem fará os padrões visuais, orçamento…

O importante é começar de modo organizado para que não corra o risco de, com o tempo, você deixar de lado. Pense nos detalhes e, feito isso, mãos à obra.

#2  Saiba o que Publicar

Existem várias coisas que você pode publicar no perfil da sua empresa. É importante variar o tipo de conteúdo para que os seus seguidores não se cansem de ver as suas postagens. Dito isso, vejamos algumas possibilidades:

Informações sobre o seu Produto / Depoimento de Clientes / Vídeos tirando dúvidas dos seus clientes / Curiosidades sobre o segmento em que você atua / Publicações de Datas Comemorativas (Feliz Natal, por exemplo) / Rotina dos seus Funcionários / Informações sobre a Cultura da sua empresa / Vídeos com conteúdos que se relacionam com a sua área de atuação

Como já deu pra perceber, exemplos não faltam. Diversifique as suas publicações e acompanhe o engajamento de cada uma.

#3  Impulsione as suas Publicações

Para as empresas que ainda não possuem conta no Instagram (ou para aquelas que já estão a um bom tempo sem usar), impulsionar as publicações é crucial.

Basicamente, trata-se de investir um valor para que a sua publicação possa aparecer para mais pessoas! 200 reais é o suficiente para que o seu post seja visto por milhares de perfis. Você ainda tem a opção de definir qual é o seu público-alvo, segmentando por idadegênero e localização geográfica.

Porém, seja estratégico!! Escolha bem qual será o post que você irá impulsionar. Ele precisa ser chamativo e ter um call to action claro para que as pessoas se interessem pelo seu perfil e, no futuro, possam se tornar clientes da sua empresa.

#4  Divulgue o seu Site no Instagram

A quarta dica é uma das mais importantes. O seu Instagram é um portal capaz de levar o seguidor para o seu site!

Caso você possua um blog no seu site, utilize o Instagram para divulgar os seus conteúdos e levar os seus followers para o artigo. Para isso, você deve fazer um post no seu Instagram e, na legenda, informar que o link está na sua biografia!

Dica extra: Utilize o Linktree para divulgar vários links pelo seu Instagram! Essa ferramenta gratuita gera um link para você colocar no seu perfil e, ao clicar nele, o seu seguidor seleciona qual conteúdo ele está buscando. Isso faz com que você possa divulgar vários conteúdos simultaneamente ????

Clique aqui e conheça a ferramenta!

#5   Analize os seus Seguidores

Uma vez que você retornar com as suas publicações e passar a ter mais seguidores, é muito importante que você analise quem são as pessoas que se interessaram pelo seu negócio!

O Instagram, quando no modelo Comercial, consegue mostrar gráficos informando a faixa etária média dos seus seguidores, o gênero, a localização, os horários e os dias da semana em que eles estão mais presentes na plataforma.

Com esses dados em mãos, você pode traçar uma série de estratégias para aproveitar melhor o seu público-alvo e, até mesmo, utilizá-los para construir a sua Buyer Persona!

Tudo isso oferecido gratuitamente pelo Instagram.

A partir dessas dicas você não tem mais desculpas para não estruturar o Instagram do seu negócio! Espero que eu tenha ajudado você de alguma forma e, caso possua alguma dúvida, me coloco à disposição!

E claro: caso você deseje que a FCAP JR. Consultoria te ajude a impulsionar o seus resultados, basta clicar aqui e solicitar uma reunião gratuita conosco!

Até a próxima!



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