LINHA DE CRÉDITO: ONDE MINHA EMPRESA PODE CONSEGUIR?

Linha de Crédito: Onde minha Empresa pode Conseguir?


  Tempo de Leitura: 3 minutos e 15 segundos


Certamente você conhece um empreendedor que poderia se beneficiar de uma linha de crédito em um período de dificuldades financeiras. Talvez até você mesmo, na sua organização, tenha enfrentado isso durante o início do seu negócio com todos os investimentos necessários ou mesmo durante algum momento de queda no faturamento.

Infelizmente, são justamente nessas dificuldades que muitas empresas acabam fechando por falta de conhecimento das oportunidades existentes no mercado para auxiliar os gestores.

Foi pensando nesse contexto que a FCAP JR. Consultoria resolveu preparar este conteúdo  sobre as linhas de crédito existentes no Brasil.

DEFINIÇÃO

Você sabe o que é uma linha de crédito? Caso não, não se desespere. Atualmente, muitas pessoas não a conhecem.

De forma simples, linha de crédito é uma forma de conseguir dinheiro emprestado ou antecipar uma quantia que você receberia posteriormente para financiar algo específico, seja na compra de produtos, maquinário ou alguma medida emergencial.

No entanto, para utilizar esse tipo de recurso é preciso ter cautela. É fundamental sempre pagar em dia para não ficar inadimplente, uma vez que, caso isso ocorra em demasia, a sua empresa pode ter muitos problemas com os juros (que já são elevados mesmo nas condições normais).

Por isso, antes de pensar em assinar um contrato com qualquer instituição financeira, você precisa conhecer, no mínimo, os tipos de linhas de crédito existentes.

TIPOS DE LINHA DE CRÉDITO

Pensando na sua empresa, separamos alguns tipos de linha de crédito para pessoa jurídica. Certamente algum destes 6 que listamos abaixo se encaixa na realidade do seu negócio, caso você precise investir e não tem o montante necessário, pode recorrer a esses meios.

1. Financiamento de Capital de Giro

Ocorre quando uma empresa precisa de recursos para equilibrar seu fluxo de caixa ou capital de giro. Destrinchando um pouco, seria uma forma de capitalizar a empresa por meio de um financiamento de curto, médio ou longo prazo para cobrir os défices do caixa para melhor fluência do fluxo financeiro. Normalmente, é muito utilizado em novos projetos ou empreendimentos que ainda não estão maturados no mercado.

2. Descontos de títulos, duplicatas e cartão de crédito

Acontece quando uma empresa deseja antecipar um valor a receber em conta corrente, cheque ou algo do tipo. A instituição financeira lhe antecipa o valor a ser recebido descontado de uma taxa de juros e o Imposto sobre operações financeiras (IOF). Neste caso os juros devem ser menores por se tratar de uma antecipação, a empresa já receberia a quantia mas paga uma instituição financeira para embolsar o dinheiro imediatamente.

3. Leasing (pessoa jurídica)

Destinado para o financiamento de máquinas, automóveis e computadores. É firmado um contrato para o tempo que os consumíveis ficarão sob posse da empresa; ao final do período, a empresa pode ficar com o patrimônio desde que transfira o bem para o seu nome e quite o valor residual.

4. FINEP

Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) é um órgão do Governo Federal  vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, voltado para empresas de cunho tecnológico que desenvolvem serviços ou produtos nessa área. Atualmente, existem 3 tipos de financiamento na organização: o Inova Brasil, Tecnova, Inovacred; todos ligados a inovação mas com algumas variáveis como valor disponibilizado, área em que vai inovar dentre outros fatores.

5. Cartão BNDES

Por último, uma das linhas de crédito mais usadas no país, o crédito por meio do cartão BNDES é feito no próprio site do BNDES. Vale lembrar que são para as empresas que possuem faturamento igual ou inferior a 90 milhões de reais por ano. Caso você não conheça o cartão BNDES ou queira saber mais, basta clicar aqui.

ONDE CONSEGUIR

Antes de tudo, não custa lembrar que, para um empréstimo ser aprovado, a instituição financeira fará uma série de exigências como uma forma de se prevenir e assegurar que ela irá receber a quantia acordada contratualmente.

Pensando nisso, selecionamos algumas das opções que o empreendedor possui para conseguir uma linha de crédito no Brasil.

  • Sicoob
  • BNDS
  • Caixa Econômica
  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Sicredi

Mesmo sendo empresas de referência no mercado, não se limite a elas. Certamente existem outras alternativas na sua região que podem ser ainda mais recomendadas. Por isso, pesquise, calcule e negocie os juros ao máximo que puder.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Agora que você sabe um pouco mais sobre instituições financeiras, busque a opção que mais se adeque a realidade do seu negócio, algumas organizações preferem trabalhar com setores específicos, talvez seja o da sua empresa.

Não deixe de investir, inovar e, principalmente, se capacitar. Para você conhecer outras instituições que podem contribuir para o desenvolvimento da sua empresa e saber como elas podem lhe auxiliar, basta clicar aqui.



Deixe uma resposta