Metodologia OKR: os 6 passos práticos para implementar hoje

Você sabe o que as gigantes do Vale do Silício, como Google, Twitter, LinkedIn, Dropbox e GoPro têm em comum?

Todas elas utilizam ou já utilizaram a metodologia OKR na estratégia de suas empresas.

Essa metodologia ficou bastante conhecida por ter acompanhado o crescimento do Google, que na época de sua implementação possuía em torno de 40 funcionários, passando para mais de 60 mil atualmente. 

Mas ainda tem dúvidas de como aplicar na prática a metodologia OKR na sua empresa?

Continue lendo e aprenda tudo sobre.

O que é a metodologia OKR?

O OKR é uma metodologia de gestão criada por Andrew Grove,  ex-CEO da Intel, e tem o objetivo de simplificar a forma de entender os chamados objectives and key results.

Ou seja, os objetivos principais de uma empresa e seus resultados-chave. 

Os dois principais componentes dessa metodologia são:

  • Objetivos: declaração clara do que a empresa deseja alcançar. Um bom objetivo tem que ser descrito de forma clara para que a empresa saiba o que deve buscar e para que as pessoas fiquem engajadas nessa missão.
  • Resultados-chave: metas com impacto direto no atingimento do objetivo caso seja realizada com sucesso.

De forma geral, metodologia OKR é simples e bastante eficiente para qualquer organização.

Os benefícios gerados pela implementação dos OKRs são principalmente: 

  • Facilidade em usar;
  • Engajamento dos funcionários;
  • Transparência;
  • Estimula a alta performance;
  • Faz com que a mensuração de resultados seja mais fácil e eficiente;
  • Trabalha com ciclos curtos.

Como a metodologia OKR funciona?

Ao entender os dois principais pilares da metodologia OKR (Objetivos e Resultados-chave) é preciso que você, junto com a sua equipe, liste os principais objetivos que pretendem atingir.

Depois disso, os desdobrem em metas que irão servir de parâmetro para saber o quão próximo do objetivo a sua empresa se encontra.

Alguns exemplos de objetivos que podem ser utilizados na sua empresa:

  • Objetivo: Aumentar o número de vendas
  • Objetivo: Oferecer uma ótima experiência ao cliente
  • Objetivo: Ter uma equipe eficiente e engajada
  • Objetivo: Tornar-se autoridade no mercado

Desdobrando esses objetivos em Key Results, temos:

Objetivo: Aumentar o número de vendas

  • Dobrar o número de leads gerados por mês;
  • Melhorar a taxa de conversão entre oportunidades e vendas para 30%;
  • Enviar 70% dos leads mais qualificados para o fundo do funil.

Objetivo: Oferecer uma ótima experiência ao cliente

  • Manter o NPS acima de 80%;
  • Aumentar a retenção de clientes para 75%;
  • Ter um tempo médio de resolução de problemas de no máximo 1 dia.

Objetivo: Ter uma equipe eficiente e engajada

Objetivo: Tornar-se autoridade no mercado

  • Aumentar em 40% o número de clientes que conheceram a empresa através do digital;
  • Produzir 4 conteúdos ricos por mês.

Notou que cada objetivo se desdobra em metas claras e mensuráveis?

Lembre-se que é muito importante manter a clareza de onde se quer chegar para manter a equipe engajada e caminhando para o mesmo objetivo!

Como estruturar a metodologia OKR na sua empresa em 6 passos

A metodologia OKR não indica práticas específicas e rígidas do que deve ser feito para que seja implementada nas empresas com sucesso. 

Porém, para que a adoção dessa metodologia seja de forma mais acertável, garantindo seu bom funcionamento e aceitação por parte dos colaboradores da empresa, separamos alguns pontos que vão te ajudar a estruturar os OKRs dentro de sua organização ou setor:

1. Estabeleça metas claras e específicas

Como já enfatizado no durante o texto, é preciso que as metas definidas tenham clareza e sejam específicas para que a organização saiba para onde estar indo. 

Com isso, seus colaboradores ficam mais engajados e motivados a alcançarem o objetivo estabelecido.

2. Divida os objetivos em bottom-up e top-down

Um ponto muito importante da metodologia OKR, é que os objetivos não devem ser definidos apenas pela diretoria e passada para os níveis táticos e operacionais como nos métodos tradicionais. 

Ao contrário, apenas 40% dos OKRs são definidos pela diretoria e o restante são definidos pelo restante da equipe. 

Isso reforça a participação e envolvimentos de todos os colaboradores da empresa, fazendo com que eles definam seus próprios OKRs e acompanhem o atingimento das metas, tornando o processo útil a todos. 

3. Defina prazos de tempo mais curtos

Outra característica muito marcante da metodologia OKR, é a definição das metas para um período de tempo mais curto, como a cada trimestre.

Isso faz com que seja mais tangível onde você pode chegar ou o que quer alcançar.

Além de ser mais fácil identificar e corrigir um erro rapidamente.

Para quem está começando a usar a metodologia sugiro iniciar com ciclos menores, de 30 a 45 dias, para facilitar o aprendizado e o ciclo de feedback.

5. Deixe os OKRs de forma pública para todos da organização

Para promover o alinhamento da equipe, é necessário que o OKR seja visto como uma metodologia que promove a transparência dos objetivos e metas da empresa.

Os colaboradores precisam saber com clareza as prioridades da empresa, para que não só alcancem os objetivos esperados, como para que também estejam bem informados durante todo o processo. 

Algumas ferramentas podem ser utilizadas para facilitar a visualização dos OKRs da organização, como, por exemplo, a Gestão à vista.

Essa ferramenta tem como objetivo mostrar, de forma visual,  a todos da empresa, informações e dados importantes de modo a auxiliar a gestão dos colaboradores.

6. Acompanhe e avalie os resultados periodicamente 

Assim como em qualquer metodologia ou ferramenta recém implementada em uma empresa, é necessário acompanhar e avaliar os resultados que estão sendo gerados de forma constante.

Avaliar esses os resultados de forma periódica, como, por exemplo, semanalmente, é muito importante, pois permite ajustes rápidos, fazendo com os resultados sejam mais efetivos.

Conclusão

Esses são os 5 passos que considero fundamentais para a estruturação da metodologia OKR na sua empresa!

Ficou interessado em saber mais sobre essa e outras metodologias que podem te auxiliar na construção do planejamento estratégico da sua empresa? 

Clica aqui para conferir outros métodos que vão te ajudar na definição e acompanhamento das metas e resultados da sua organização!



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