Como fazer um relatório financeiro completo para sua empresa

É fato que um bom plano de negócio envolve uma gestão financeira bem executada.

E em meio a uma rotina empresarial carregada o tempo todo de informações e dados importantes, o relatório financeiro torna-se um instrumento fundamental para o gestor.

Pois, o acompanhamento constante desse relatório, proporciona uma visão global da empresa e demonstra se ela está no caminho certo para atingir os objetivos e metas determinados pelo negócio.

Por essa relevância, neste post, vamos te mostrar como fazer um relatório financeiro completo, que entregue todas as informações necessárias para uma melhor tomada de decisão.

Achou interessante? Então continua lendo para aprender mais.

O que é um relatório financeiro?

De forma simples, os relatórios financeiros são um compilado de números de uma empresa.

Seu principal objetivo é fornecer informações precisas e claras sobre a saúde financeira do negócio.

Em caso de apresentação dessas informações a órgãos de fiscalização, elas devem ser fidedignas.

Pois, uma falsa demonstração desses resultados pode ser considerado crime.

Por que criar um relatório financeiro para seu negócio?

No momento de tomar decisões importantes para o negócio, e no próprio processo rotineiro de gerenciamento, é importante ter informações financeiras claras, precisas e acessíveis. 

Considerando que, todas as operações de uma empresa estão diretamente relacionadas às finanças, exigindo, portanto, um bom controle do setor financeiro.

É preciso saber o momento ideal de investir, de impulsionar vendas e de cortar gastos.

Além de saber quais as medidas deverão ser tomadas para que o negócio atinja seus objetivos e manter o lucro.

E para isso, os relatórios financeiros são imprescindíveis.

Entendi que ele é fundamental. Mas o deve ter dentro de um para fazer ele ser tão especial?

O que compõe um bom relatório financeiro?

1. Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)

No DRE estarão detalhados os resultados líquidos, após todas as deduções e sinaliza possíveis lucros e prejuízos da empresa em um determinado período.

modelo de dre

2. Balanço Patrimonial (BP)

Já neste estará exposto o patrimônio líquido da empresa, os itens que compões seu ativo e passivo.

Aprenda mais sobre balanço patrimonial:

Balanço patrimonial: entenda o que é e como usar na sua empresa

3. Despesas Operacionais

São todos os gastos necessários para que a empresa opere, aqui estarão envolvidas despesas como:

  • Aluguel;
  • luz;
  • telefone;
  • matéria-prima;
  • etc.

4. Resultados

Demonstração prática dos resultados que os planejamentos anteriores obtiveram.

Como, por exemplo, quais as principais fontes de receita, o quanto que foi necessário gastar para a produção daquele período, entre outros.

Como criar um relatório financeiro?

1. Centralize as informações

Se todas as informações necessárias, estiverem espalhadas em planilhas e documentos diferentes, ficará muito difícil gerar um bom relatório.

Portanto, organização é fundamental nesse processo.

O primeiro passo é reunir todos os arquivos em um só lugar, e se possível, dividi-los em categorias (ex.: receitas e despesas).

Quando for necessário elaborar balanços patrimoniais ou demonstrativos de resultados, ficará mais fácil e rápido para o gestor, se esses dados estiverem organizados e centralizados, economizando tempo e esforço.

2. Padronize e atualize as informações

Tão importante quanto centralizar, é padronizar as informações, considerando que apenas um relatório não gera as informações necessárias para uma análise global.

É preciso comparar resultados, e ao padronizar a forma como as informações estão dispostas, o gestor conseguirá realizar um gerenciamento eficiente das receitas e despesas, além de outros dados.

Essa ação de padronizar, facilitará o processo de identificar oportunidades de melhorias das finanças da empresa.

Além disso, atualizar as informações é imprescindível para garantir a fidedignidade destas, minimizar os erros e promover um ambiente de maior transparência dentro da empresa

3. Invista na capacitação do time financeiro

Em um cenário onde os processos estão constantemente mudando e evoluindo, em níveis operacionais e tecnológicos, as empresas devem atentar-se a pensar em como acompanharão o ritmo dessas mudanças, e a capacitação frequente do time é uma dessas formas.

Sem os colaboradores, nenhuma área da empresa consegue operar, inclusive a financeira.

E o nível de preparo para lidar com dados tão sensíveis quanto números, fará toda diferença no processo de elaborar relatório confiáveis, consistentes e eficientes para o negócio.

Além disso, a empresa precisa ter ciência de quais habilidades, competências e atitudes são necessárias para que os colaboradores exerçam da melhor forma o seu trabalho.

De posse dessas informações, não só será possível contratar as pessoas certas, mas treiná-las dentro dos critérios necessários, e das melhores práticas encontradas no mercado.

4. Automatize as tarefas manuais

Devido à evolução tecnológica, hoje as empresas podem contar com soluções financeiras pagas e gratuitas, que auxiliam o gestor na geração dos relatórios financeiros, e até outras funcionalidades.

Os sistemas de gestão financeira possibilitam que os relatórios e as informações fiquem concentrados em um só lugar, e disponíveis para consulta a qualquer momento pelos colaboradores. 

Além de controlar fluxos financeiros, esses sistemas fornecem orçamentos e relatórios que, manualmente demorariam horas para serem feitos.

A principal finalidade de automatizar esses processos é garantir que as pessoas direcionem seus esforços para analisar, refletir sobre as informações trazidas e traçar estratégias, ações que a máquina ainda não pode fazer.

Outro benefício é a possibilidade de integrar os sistemas com informações de outras áreas da empresa, proporcionando análises mais aprofundadas, e uma visão sistêmica da operação.

Todavia, antes de uma aquisição ou construção de um sistema o gestor precisa avaliar bem as opções existentes no mercado, e procurar a que mais se adapta ao seu modelo de negócio.

5. Simplifique as apresentações dos relatórios financeiros

Para evitar que outras pessoas do negócio, que não são habituadas a trabalhar com números, tenham dificuldades para ler o relatório financeiro gerado, é importante a utilização de uma linguagem menos técnica, mas que seja clara.

Termos técnicos da contabilidade podem dificultar a compreensão e diminuir o interesse dos colaboradores pela área financeira da empresa, que é tão importante.

Portanto, os relatórios são uma forma de estabelecer uma comunicação eficiente e transparente.

E se eles não puderem ser lidos e compreendidos por todos, perderão sua funcionalidade.

Conclusão

O processo de elaboração dos relatórios financeiros não é complexo, todavia deve ser bem pensado e planejado para que não se torne uma má estratégia dentro da organização.

Esteja rodeado da equipe e dos recursos certos, que a probabilidade da sua empresa manter uma saúde financeira estável e equilibrada será maior!



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