Franquias: Conheça os 4 Principais Modelos – FCAPJR. Consultoria

Franquias: Conheça os 4 Principais Modelos

Deseja conhecer mais o sistema de franquias ou tem dúvidas sobre como ele funciona? Este é o artigo certo para você! Além de entender o conceito, você terá a oportunidade de aprender sobre as diferentes modalidades de franquias existentes no mercado.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) prevê para este ano um crescimento de 9% a 10% no faturamento para o setor de franquias devido a recuperação da economia brasileira. Portanto, é um ótimo momento para você se informar. Vamos compreender melhor o conceito!

 

Definição

Sabe aquela loja ou restaurante famoso que você encontra em qualquer shopping center? Já se perguntou como alguém consegue administrar tantas unidades? Não existe mistério. Esses estabelecimentos são, na verdade, franquias.

O termo franquia é usado para denominar as empresas que surgem a partir da concessão de um benefício. Em outras palavras, é uma espécie de licença que permite replicar um negócio já existente.

É uma estratégia comum entre empresários que veem potencial no seu empreendimento e visam expandir as suas operações.  O processo de franchising ocorre entre o proprietário original, ou franqueador, e a pessoa interessada, que é o franqueado. As partes devem formalizar tudo em um contrato e, respeitando a legislação, tem relativa liberdade de adaptar o acordo as suas necessidades.

pesauisa de mercado2

Tipos de Franquia

Todos já ouviram falar sobre franquias, mas o que a maioria das pessoas desconhece são as diferenças, não só contratuais como também de modelo. Cada empresa adota um tipo de formato de acordo com sua realidade, abaixo, encontram-se os quatro modelos mais comuns no Brasil.

 

Franquia Unitária

Essa é a modalidade mais comum. O franqueado tem o direito de abrir e administrar a loja dentro de um ponto comercial previamente determinado pelo franqueador. Nesse caso, não há permissão de instalar outra franquia da mesma marca na área, mas é possível combinar outras franquias unitárias no mesmo ponto. Isso depende apenas da capacidade financeira do franqueado e do consentimento da empresa franqueadora.

 

Franquia Master

A franquia master é utilizada por empresas que desejam expandir as suas atividades em países de grande extensão territorial. A formatação desse modelo de franquia varia, mas em todos eles o master franqueado estará presente. Essa figura tem os direitos de implantação e operação da franquia em uma determinada região, sendo a peça fundamental para a o sucesso da empresa no mercado estrangeiro. Já que a área de atuação é extensa, o master franqueado pode subfranquear unidades da sua própria franquia.

Por isso, uma de suas obrigações é oferecer suporte e  treinamentos, além de buscar novas oportunidades no mercado. Devido a essas responsabilidades, o master franqueado tem o direito de participação nas receitas.

 

Franquia de Desenvolvimento de Área

Ocorre quando o franqueador concede a exclusividade sobre um território para um terceiro. No acordo, é estabelecido um número de unidades que devem ser abertas, todas sob administração direta do franqueado. É justamente essa impossibilidade de subfranquear a marca que diferencia essa modalidade da franquia master.

Além disso, as franquias de desenvolvimento de área são mais utilizadas para locais de médio ou baixo porte, enquanto a franquia master é indicada para áreas com maior extensão, como o Brasil.

 

Microfranquias

As microfranquias são o modelo mais acessível de franquias, pois contam com investimento inicial mais acessível quando comparado com as outras modalidades. O valor de referência para uma microfranquia varia todos os anos e é estabelecido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). No último levantamento, realizado em 2017, a quantia era de até 90 mil reais. 

Podemos perceber que as microfranquias são uma opção extremamente atrativa para pessoas que desejam ser donos do próprio negócio. Na verdade, a questão financeira é apenas uma das vantagens. O franqueado ainda conta com pessoas experientes lhe dando suporte e a oportunidade de trabalhar com uma marca já conhecida pelo mercado.

 

Considerações Finais

Além de ser uma estratégia eficiente, o franchising abre as portas para novos empreendedores investirem em negócios já consolidados. Os benefícios são facilmente visíveis, porém assim como outras empresas, as franquias apresentam os mesmos desafios no dia a dia.

Logo, é muito importante que você esteja familiarizado com o seu mercado e tenha conhecimento dos potenciais riscos na hora de mergulhar nesse universo. Lembre-se: um dos fatores que garante o sucesso do seu negócio é estar sempre atualizado e em busca de novas informações.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Caso surja qualquer dúvida, os nossos consultores estarão à sua disposição. Ficaremos felizes em te ajudar.

Se você pensa em abrir um negócio, clicando aqui você pode baixar um E-book gratuito “Como Abrir um Negócio: Da Burocracia à Gestão”.

 



Deixe uma resposta