O Guia de Como Formar e Gerenciar Times de Sucesso. (Superando os 5 desafios das equipes.)

Em gestão muito se fala sobre a real importância das pessoas e do trabalho em equipe para os resultados das organizações, porém, pouco se fala sobre a dificuldade envolvida e o esforço necessário para conseguir formar, engajar e gerenciar pessoas em busca de um objetivo.

Se você já teve qualquer tipo de experiência em alguma organização, tenho certeza que já se deparou com algum desses exemplos: o funcionário tecnicamente excelente que não sabe trabalhar em grupo; um líder proativo que assume o trabalho dos seus pares e liderados, e acaba não fazendo nada bem; ou vaidades de pessoas que colocam ego e aspirações pessoais a frente do resultado da equipe.

No livro “Os 5 desafios das equipes: Uma história sobre liderança”, o autor Patrick Lencioni, foca na máxima de que o que realmente resulta na maior vantagem competitiva nas empresas não é a tecnologia envolvida, não é a estratégia e nem as finanças, mas sim, o trabalho em equipe. Formar um grupo excepcional de colaboradores não é utópico, é possível e relativamente simples, mas é um processo realmente árduo.

São analisadas por ele então, os problemas que impedem até os times mais talentosos de performarem em seu pleno potencial, chamados por ele de, as cinco disfunções de uma equipe.

Tentarei então, falar um pouco sobre cada desafio para reflexão interna de cada empresa:

Falta de Confiança: os membros das equipes que não se sentem abertos com os outros sobre seus erros e fraquezas impossibilitam a criação de uma base de confiança. Isso vem da falta de vontade de cada um se mostrar vulnerável dentro do grupo.

Como superar esse desafio?

A confiança entre a equipe, não pode ser resolvida da noite para o dia. Requer proximidade, conversas, contato entre as pessoas, além de profundo conhecimento de todas as suas peculiaridades. Tudo isso deve ser guiado e incentivado puxado pelo líder.

 

Dicas: Exercícios de histórias pessoais e Programas de Feedback 360º.

Medo de Conflitos: os membros da equipe que não confiam uns nos outros não conseguem gerar debates acalorados em que não se meçam as palavras. Em vez disso, ocorrem apenas discussões rasas e comentários reservados.

Como superar esse desafio?

Para que os times consigam ter comprometimento e capacidade para se envolver em discussões saudáveis em prol da organização, o primeiro de tudo é reconhecer que o conflito é positivo e que a maioria das pessoas normalmente tendem a evitá-lo. Isso tudo em busca de explorar a ideia de todos os integrantes e solucionar os problemas com mais rapidez.

Falta de Comprometimento: Como não expressam suas opiniões em debates abertos e acalorados, os membros da equipe raramente ou nunca aceitam as decisões tomadas e nem se comprometem com elas, embora finjam concordar com elas nas reuniões.

Como superar esse desafio?

São necessárias atitudes específicas que promovam clareza e transparência, para alcançar a adesão de todos os colaboradores.

Dicas: Momentos de check-out após longos momentos de conhecimento ou tomadas de decisão e estabelecer prazos para todos os tipos de atividades.

Evitar responsabilizar os outros: Já que não se comprometem com um plano de ação claro, até as pessoas mais focadas e motivadas costumam hesitar em chamar a atenção de seus colegas em relação a atitudes e comportamentos que sejam de contra o sucesso do time.

Como superar esse desafio?

É necessário fazer com que cada membro da equipe que tenha um mal desempenho esteja sempre pressionado a melhorar. Além de que faz-se importante evitar uma burocracia excessiva nesse controle de desempenho.

 Dicas: Gestão à vista, Reuniões de acompanhamento de Progresso e Recompensas de equipe.

Falta de atenção aos resultados: ocorre quando os colaboradores colocam suas necessidades individuais (como ego, sucesso na carreira e reconhecimento), ou mesmo as necessidades de seus departamentos/áreas, acima dos objetivos coletivos da equipe.

Como superar esse desafio?

Deixando os resultados claros para todas as pessoas e recompensando os resultados e comportamentos que vão de encontro aos resultados da organização.

Dicas: Reunião de apresentação de resultados e Recompensa com base em objetivos atingidos.

Para finalizar, é importante lembrar que não existe fórmula para resolver essas disfunções. Cada time deve refletir internamente, compreender o nível de maturidade sobre cada um desses desafios e juntos conseguir traçar planos de ação para superá-los.



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