7 Lições aprendidas com o livro "Rebeldes Têm Asas"

7 Lições Aprendidas com o Livro “Rebeldes Têm Asas”

Dicas de empreendedorismo do CEO da marca que fatura R$350 milhões por ano, a Reserva.

Adaptar práticas antigas de um mercado tão tradicional quanto o da moda não é para todo mundo. Para isso, é necessário apenas alguém muito corajoso e que tenha a ousadia de se arriscar para “hackear” e reinventar velhos costumes.

Em Rebeldes têm asas, Rony Meisler revela um pouco dos dez anos da história da marca criada por ele e pelo amigo de infância Fernando Sigal. Trata-se da trajetória de uma empresa que nunca pensou apenas no lucro a qualquer custo, diferentemente do tradicional modelo de negócios no mercado varejista nacional. O que foi pensado para ser apenas um conjunto de memórias pessoais virou um trabalho notável de inspiração para os que tentam a sorte empreendendo.

Se você é, ou não, um empreendedor, mas gosta de se aventurar e aprender mais sobre negócios de sucesso, aqui estão 7 lições que aprendi com o livro:

#1 Dualidade

Quando se começa um negócio, muita gente pode não acreditar na sua ideia e te chamar de louco. Serão ilimitadas as vezes que você irá se deparar com críticas e comentários desanimadores, mas tudo muda quando os resultados chegam. E, por menor que seja o sinal de crescimento, você imediatamente é intitulado de gênio, prodígio, ou qualquer palavra engrandecedora, que de nada se vale já que seu esforço desde o início foi o que trouxe os frutos do seu negócio. Ser empreendedor é saber viver com os dois lados da moeda e filtrar conselhos e comentários que lhes são dirigidos.

#2 Trocar as alianças

Negócio é igual a casamento: é encantador, mas pode dar um trabalho enorme.  Existirão momentos extraordinários, mas as crises também aparecerão. Faça questão de sempre olhar para o seu interior e saiba que o que mantêm esse matrimônio vivo é a paixão e a dedicação. O amor pela sua empresa deve ser a força que te faz querer crescer todos os dias, o seu sucesso depende dela e vice-versa.

#3 A consciência de Ser

O propósito não existe antes do negócio. É inegável que toda empresa ou marca deve ter um, mas isso se trata de uma construção. Não tenha pressa para descobrir, um negócio precisa se conhecer bem para entender e criar o seu propósito.Uma empresa com propósito não pensa apenas em seus clientes, mas também em seus funcionários, colaboradores e na sociedade como um todo. Pergunte-se: “O que o mundo perderia se a sua empresa deixasse de existir?”.

#4 Combustível

Quando deixamos de nos interessar para aprender mais, caímos num limbo produtivo. Existem duas coisas que movem grandes empresários: curiosidade e coragem, as duas, altamente inflamáveis. Rony, diz que seu mantra é: “a curiosidade é a matéria-prima do êxito”, aplicando-se em qualquer segmento.

#5 Por um fio!

Tudo que nasce pronto, nasce tarde. A essência do empreendedorismo é se jogar cheio de dúvidas, por isso a curiosidade. Não se deve esperar estar tudo alinhado e perfeito para começar alguma coisa. Os grandes acertos e aprendizados são derivados dos pontos de interrogações e erros iniciais. Pode ter certeza, os maiores empresários do mundo já erraram muito para chegar onde estão hoje em dia, não tenha medo, cresça com seus erros.

#6 Quando começar ou quando parar?

Quem tem a veia empreendedora só conhece “quando começar”, e só sabe pisar no acelerador. Saber empreender é saber lidar com a ansiedade e o desejo de ganhar o mundo. Inicie suas novas ideias constantemente, comece sempre!

#7 Big Rider

Pense no empreendedor como um surfista. Ele precisa enfrentar a marola, remar muito, se posicionar, se preparar e ter o “feeling” de qual onda valerá o esforço de suas remadas. O sucesso é chegar à crista da onda, esse é o resultado de tudo isso. Só não esqueça dos motivos que te fizeram chegar lá, você não conquistou nada sozinho.

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