Cauda Longa: uma nova estratégia para o seu negócio!

Cauda Longa: uma nova estratégia para o seu negócio!

Você já ouviu falar no Modelo Cauda Longa? Conhece empresas que o utilizam e entende a sua definição por completo? Neste conteúdo, falaremos sobre esse tipo de estratégia e quais são as suas principais peculiaridades.

Mas antes, entenda um pouco mais sobre o que é Modelo de Negócios!

O que é um modelo de negócio?

Modelo de negócio pode ser definido como a forma pela qual sua empresa produz e entrega valor para os seus clientes. Em outras palavras, pode ser considerado um tipo estratégia que procura o êxito do negócio.

É basicamente a estruturação dos elementos que constituem a forma como a sua empresa atua. Portanto, possuir um modelo compatível com o seu negócio é essencial para aproximar a sua empresa do sucesso em matéria de vendas.

Nesse artigo, falaremos sobre o Modelo Cauda Longa (ou Long Tail).

Como funciona o Modelo Cauda Longa?

Podemos dizer que a Cauda Longa é o inverso do Princípio de Pareto, também conhecido como a regra do 80/20, que afirma que, para muitos eventos, aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.

Para entender melhor, utilizaremos o exemplo abaixo:

Uma loja “x” vende camisas de todos os tipos super-heróis, entretanto as camisas do Homem-Aranha e do Capitão América são vendidas em maior quantidade do que qualquer outra do estabelecimento.

Dessa forma, pode-se concluir que a loja lucra com todos os seus produtos, mas possui algumas camisas específicas que são mais populares do que outros itens. A venda desses produtos em larga escala é responsável por grande parte do faturamento.

Portanto, a loja não pode cometer o erro de possuir a mesma quantidade de estoque para todos os produtos e sim, fabricar em maior escala o que possui mais demanda e em menor escala aqueles itens que vendem menos.

Aplicando o Princípio de Pareto para a realidade de diversas empresas, podemos dizer que às mesmas costumam ter 80% de seu faturamento decorrente de apenas 20% do seu portfólio de produtos.

Diferente de Pareto, o Modelo Cauda Longa atua vendendo uma grande diversidade de produtos de nicho. Em outras palavras, são produtos que vendem pouco individualmente mas que possuem uma grande capacidade de gerar um enorme valor em vendas quando em conjunto.

Isso ocorre porque cada cliente possui as suas diferenças e particularidades. Desse modo, surge a ideia de oferecer diversos tipos de produtos, métodos de distribuição e diferente preços para que seja possível atender todas às necessidades.

Além disso, esse tipo de modelo realiza vendas de produtos populares, também conhecidos como “hits”, que são poucos, mas vendidos em grandes quantidades.

Como saber se essa é a estratégia ideal para o meu negócio?

Vimos que esse tipo de modelo se utiliza da estratégia de que produtos de baixa demanda conseguem, em conjunto, se assemelhar ou até mesmo ultrapassar o volume de vendas de poucos produtos considerados “hits”. Ele troca o tradicional padrão de mercado de massa, por um mercado segmentado formado por múltiplos nichos.

Entretanto, isso apenas é possível quando a empresa possui um canal de vendas com dois fatores:

  • Alta escala;
  • Baixo custo de distribuição.

Sendo assim, é essencial saber que esse modelo só é viável na internet, pois demanda uma estrutura que possa disponibilizar um abundante volume de produtos com fácil acesso para uma grande quantidade de pessoas.

Certo, então é só seguir esses passos que o seu negócio vai funcionar? Não!

Apesar da Cauda Longa ser uma ótima opção de modelo de negócio, é preciso entender que dentro dele podem existir algumas dificuldades, como:

  • Grande quantidade de produtos e fornecedores

Lidar com uma grande quantidade de produtos e fornecedores pode ser um problema se você não se organizar. É preciso fazer o controle de todas as operações que envolvem o fornecedor e a empresa. Portanto, surge a necessidade de possuir um controle de estoque bem estruturado.

Você pode acessar nosso material sobre controle de estoque clicando aqui.

  • Depender somente de produtos de nicho 

É importante saber que apesar da Cauda Longa abrir espaço para incluir diversos produtos de nicho, não é recomendado abandonar os “hits” ou “best-sellers”. Isso ocorre pois basear às vendas em produtos não muito populares pode ser um risco, devido a incerteza da quantidade de pessoas que podem se interessar por eles.

Case de sucesso

Um dos empreendimentos mais conhecidos pelo seu sucesso com o Modelo Cauda Longa é a editora “Lulu”, fundada em 2002 por Bob Young.

Nessa plataforma online, qualquer pessoa pode virar um autor um livro, publicá-lo e vendê-lo. Dessa forma, a “Lulu” permite a edição de livros de pessoas que não são muito conhecidos no mercado.

O êxito desse empreendimento se dá pela grande quantidade de autores que ele possui. Como a “Lulu” funciona com pedidos sob demanda, os livros são impressos através de pedidos realizados previamente, o que previne custos caso algum livro fracasse nas vendas.

O que importa, de fato, nesse modelo de negócios, é a oportunidade de possibilitar que qualquer autor publique seu livro. Isso faz com que existam vários livros que vendem pouco individualmente mas, quando em conjunto, acumulam um alto nível de faturamento, equivalente aos livros best-sellers.

Essa é a genialidade do modelo Cauda Longa.

Conclusão

Agora que você já conhece a Cauda Longa, é interessante saber que existem vários outros modelos de negócios que podem se adequar a realidade da sua empresa.

Ficou com alguma dúvida ou quer entender mais sobre esse assunto? A FCAP JR. Consultoria pode te ajudar a aplicar a melhor estratégia para o seu negócio!



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