As principais Vantagens de uma Pesquisa de Clima Organizacional

As Principais Vantagens de Fazer uma Pesquisa de Clima Organizacional

Uma Pesquisa de Clima Organizacional é de extrema importância para as empresas. Afinal, pesquisas indicam que pessoas com baixos índices de motivação utilizam somente 8% de sua capacidade de produção, enquanto em ambientes de trabalho com colaboradores motivados este mesmo índice pode chegar a 60%.

A preocupação com os clientes externos é notória desde o início da administração moderna, mas atualmente faz-se necessário focar também no cliente interno, os colaboradores.

Uma organização empresarial se faz, fundamentalmente, de pessoas. Como seres humanos, seus colaboradores estão sujeitos às mais diversas influências do ambiente e as variadas maneiras de reagir emocionalmente a estas influências.

A relação entre a empresa e os clientes internos, ou seja, o conjunto dos vários sentimentos vividos pelos colaboradores e suas consequências no ambiente de trabalho, compõe o clima organizacional de uma empresa.

O que é Pesquisa de Clima Organizacional

Pode-se definir Clima Organizacional como sendo as impressões gerais ou percepções dos empregados em relação ao seu ambiente de trabalho; embora nem todos os indivíduos tenham a mesma opinião, pois não têm a mesma percepção, o clima organizacional reflete o comportamento organizacional, isto é, atributos específicos de uma organização, seus valores ou atitudes que afetam a maneira pela qual as pessoas ou grupos se relacionam no ambiente de trabalho.

Clima Organizacional é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas e a consequente reação a esta percepção. Por isso, está entre os principais pilares para o crescimento de uma empresa.

Isso porque, através de pesquisas que medem satisfação ou insatisfação sobre o assunto,  mais conhecida como Pesquisa de Clima Organizacional, é revelado de que maneira e em que grau os diferentes aspectos do clima organizacional estão interferindo na satisfação dos trabalhadores em um determinado período.

Além de que esse tipo de pesquisa é uma excelente ferramenta de feedback e de intervenção organizacional. Ela vai diagnosticar o clima organizacional. Tem o objetivo de mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos colaboradores da empresa através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações.

Principais vantagens da Pesquisa de Clima Organizacional

Satisfação da equipe:

A Pesquisa de Clima Organizacional proporciona aos colaboradores a chance de se sentirem ouvidos, darem feedbacks, compartilharem momentos de angústia no trabalho e de satisfação.

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Isso demonstra o quanto a empresa se preocupa com o bem-estar, satisfação e opinião de todos que trabalham naquele local, gerando um sentimento de reciprocidade. E o fato de se sentirem com voz na empresa, estimula os colaboradores a se sentirem motivados e parte do time, independente do cargo que ocupam.

 

Crescimento Pessoal:

Com a pesquisa, a empresa pode contribuir para o desenvolvimento dos colaboradores de maneira assertiva, sabendo exatamente do que eles precisam.

Através da análise das respostas da pesquisa, será possível identificar problemas que levam a um desempenho ruim dos colaboradores, o que torna mais fácil elaborar planos de ação para reverter o quadro.

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Além disso, o gestor consegue avaliar se há necessidade de treinamento e capacitação dos colaboradores. Afinal, uma equipe mais preparada e com as competências necessárias contribui diretamente para o crescimento do negócio.

Retenção de Membros:

É uma realidade do âmbito empresarial não conseguir reter os membros quando não há um mesmo propósito, quando a equipe está desmotivada ou quando o clima dentro da empresa não está favorável.

 

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A partir da avaliação dos resultados da pesquisa, é possível identificar problemas de retenção de membros que podem ser resolvidos com mudanças de atitude da liderança da empresa.

Melhoria na comunicação:

A Pesquisa de Clima Organizacional permite melhorar a comunicação entre a liderança e os colaboradores da empresa, uma vez que cria um canal de feedback entre as partes.

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A pesquisa de clima pode ser aplicada seguindo 3 métodos diferentes:

Questionárioé o mais mais utilizado nas pesquisas formais de clima porque permite uma aplicação maciça, seu custo é relativamente baixo, em geral é bem recebida pelos empregados por ter como característica a preservação do anonimato e é flexível permitindo o uso de questões abertas e fechadas.

Entretanto é preciso tomar alguns cuidados, como por exemplo: não aplicar um número muito extenso de perguntas, pois isso pode cansar o respondente; deve-se ter clareza no vocabulário para facilitar a compreensão; o uso de perguntas cruzadas quando bem utilizado ajudam a checar a consistência de determinadas perguntas.

EntrevistaApresenta algumas desvantagens sobre o questionário uma vez que quebra o anonimato da pesquisa, além de ser um método mais demorado, exige pessoas tecnicamente habilitadas e treinadas para conduzi-la. Por outro lado o entrevistador obtém respostas verbais e não verbais, o que pode ser um diferencial.

Painel de debatesÉ um método mais econômico que a entrevista, tem como grande vantagem os colaboradores dão seu ponto de vista e conseguem debater sobre concordâncias e discordâncias. Tem como desvantagem a quebra do anonimato, assim como na entrevista, e exige um espaço físico adequado a um número maior de participantes.

Após a análise de resultados da pesquisa de clima é possível identificar oportunidades, prever crises, investir em treinamento e prever uma série de melhorias que antes de serem aplicadas já possuem chances de sucesso, pois estão embasadas em dados personalizados.

Segundo o Sebrae: “É a partir da conquista de um clima organizacional positivo, que uma empresa estabelece a base fundamental para empreender um caminho de crescimento sustentado, que possa habilitá-la a enfrentar os desafios que se colocam no dia a dia empresarial”.

Vários profissionais são capazes de montar e estruturar pesquisas de clima, mas o ideal é contratar soluções externas para que fatores internos não interfiram em nenhum processo da pesquisa.

Por isso, caso tenha interesse em saber mais sobre a aplicação da Pesquisa de Clima Organizacional na sua empresa, entre em contato conosco clicando aqui

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Giovana Brito

Analista de Marketing



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