- junho 8, 2017
- Posted by: Fcap Jr.
- Category: Gestão Empresarial


Sem tempo para ler? Então ouça este post:
Uma Pesquisa de Clima Organizacional é de extrema importância para as empresas.
Afinal, pesquisas indicam que pessoas com baixos índices de motivação utilizam somente 8% de sua capacidade de produção.
Enquanto em ambientes de trabalho com colaboradores motivados este mesmo índice pode chegar a 60%.
Por isso, neste post vamos mostrar as principais vantagens de se fazer uma pesquisa de clima organizacional na sua empresa e quais seus impactos.
Quer aprender? Continue lendo.
O que é Pesquisa de Clima Organizacional
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta usada para entender as impressões gerais ou percepções dos empregados em relação ao seu ambiente de trabalho.
Embora nem todos os indivíduos tenham a mesma opinião, pois não têm a mesma percepção, o clima organizacional reflete o comportamento organizacional.
Isto é, atributos específicos de uma organização, seus valores ou atitudes que afetam a maneira pela qual as pessoas ou grupos se relacionam no ambiente de trabalho.
Além disso, é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da experimentação de:
- práticas;
- políticas;
- estrutura;
- processos e sistemas.
Por isso, está entre os principais pilares para o crescimento de uma empresa.
Isso porque, através de uma Pesquisa de Clima Organizacional é revelado de que maneira e em que grau os diferentes aspectos do clima organizacional estão interferindo na satisfação dos trabalhadores em um determinado período.
Além de que esse tipo de pesquisa é uma excelente ferramenta de feedback e de intervenção organizacional.
Pois, ela vai diagnosticar o clima organizacional.
Também tem o objetivo de mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos colaboradores da empresa através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações.
4 vantagens da pesquisa de clima organizacional
1. Satisfação da equipe
A Pesquisa de Clima Organizacional proporciona aos colaboradores a chance de se sentirem ouvidos, darem feedbacks, compartilharem momentos de angústia no trabalho e de satisfação.
Isso demonstra o quanto a empresa se preocupa com o bem-estar, satisfação e opinião de todos que trabalham naquele local, gerando um sentimento de reciprocidade.
E o fato de se sentirem com voz na empresa, estimula os colaboradores a se sentirem motivados e parte do time, independente do cargo que ocupam.
2. Crescimento Pessoal
Também, a empresa pode contribuir para o desenvolvimento dos colaboradores de maneira assertiva, sabendo exatamente do que eles precisam.
Através da análise das respostas da pesquisa, será possível identificar problemas que levam a um desempenho ruim dos colaboradores, o que facilita a elaboração de planos de ação para reverter o quadro.
Além disso, o gestor consegue avaliar se há necessidade de treinamento e capacitação dos colaboradores.
Afinal, uma equipe mais preparada e com as competências necessárias, contribui diretamente para o crescimento do negócio.
3. Retenção de Membros
É uma realidade do âmbito empresarial não conseguir reter os membros quando não há um mesmo propósito, quando a equipe está desmotivada ou quando o clima dentro da empresa não está favorável.
Porém, a partir da avaliação dos resultados da pesquisa, é possível identificar problemas de retenção de membros que podem ser resolvidos com mudanças de atitude da liderança da empresa.
4. Melhoria na comunicação
Por fim, a Pesquisa de Clima Organizacional permite melhorar a comunicação entre a liderança e os colaboradores da empresa, uma vez que cria um canal de feedback entre as partes.
Como aplicar a pesquisa de clima organizacional?
A pesquisa de clima organizacional pode ser aplicada seguindo 3 métodos diferentes:
Questionário
É o mais utilizado nas pesquisas formais de clima porque permite uma aplicação maciça.
Além disso, seu custo é relativamente baixo e, em geral, é bem recebida pelos empregados por ter como característica a preservação do anonimato e é flexível permitindo o uso de questões abertas e fechadas.
Entretanto é preciso tomar alguns cuidados, como, por exemplo:
- Não aplicar um número muito extenso de perguntas, pois isso pode cansar o respondente;
- Deve-se ter clareza no vocabulário para facilitar a compreensão;
- O uso de perguntas cruzadas quando bem utilizado ajudam a checar a consistência de determinadas perguntas.
Entrevista
Apresenta algumas desvantagens sobre o questionário uma vez que quebra o anonimato da pesquisa.
Além disso, é um método mais demorado e exige pessoas tecnicamente habilitadas e treinadas para conduzi-la.
Por outro lado, o entrevistador obtém respostas verbais e não verbais, o que pode ser um diferencial.
Painel de debates
É um método mais econômico que a entrevista e tem como grande vantagem os colaboradores darem seu ponto de vista e conseguirem debater sobre concordâncias e discordâncias.
Porém, tem como desvantagem a quebra do anonimato, assim como na entrevista, e exige um espaço físico adequado a um número maior de participantes.
Conclusão
Após a análise de resultados da pesquisa de clima é possível identificar oportunidades, prever crises, investir em treinamento e prever uma série de melhorias que antes de serem aplicadas já possuem chances de sucesso, pois estão embasadas em dados personalizados.
Segundo o Sebrae:
“É a partir da conquista de um clima organizacional positivo, que uma empresa estabelece a base fundamental para empreender um caminho de crescimento sustentado, que possa habilitá-la a enfrentar os desafios que se colocam no dia a dia empresarial”.
Vários profissionais são capazes de montar e estruturar pesquisas de clima, mas o ideal é contratar soluções externas para que fatores internos não interfiram em nenhum processo da pesquisa.
Por isso, caso tenha interesse em saber mais sobre a aplicação da Pesquisa de Clima Organizacional na sua empresa, entre em contato conosco, clicando aqui.