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Planejamento Estratégico de Marketing: O que é e como montar para se posicionar no mercado

Quer saber como fazer sua empresa crescer no mercado e dar resultados?

Então talvez você esteja precisando conhecer sobre o Planejamento Estratégico de Marketing.

Qualquer organização de sucesso possui um plano específico para garantir que os melhores caminhos sejam seguidos rumo a consolidação da marca e ao atingimento de excelentes resultados.

É exatamente ele que vai fazer com que isso aconteça através de ideias pensadas na marca, no mercado e, principalmente, nas necessidades dos clientes.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo para te explicar como o Plano Estratégico de Marketing funciona e como montar na sua empresa.

Ao seguir todas as etapas, você estará preparando seu negócio para uma melhor visibilidade da marca, ótimos resultados e situações adversas.

Acompanhe a seguir!

O que é o Planejamento Estratégico de Marketing?

O planejamento estratégico de marketing nada mais é do que um documento onde as ações realizadas pela empresa em relação ao posicionamento de mercado serão descritas.

Buscando atingir os objetivos específicos determinados.

Nele devem estar presentes todas as informações sobre o mercado que a empresa está inserido, como estratégias seguidas pela concorrência, indicadores, etc., para nortear as ações da empresa.

De forma geral, se trata de uma ferramenta de gestão do negócio e faz parte do planejamento estratégico da empresa para que as definições operacionais da área específica de marketing sejam tomadas.

O que acontece se você não fizer um planejamento de marketing?

Ao não fazê-lo, muitos negócios acabam seguindo estratégias que podem não se encaixar com suas necessidades reais.

Como não atrair as pessoas certas e que vão gerar negócios e engajamento e, assim, desperdiçando recursos essenciais e consequentemente impactando no retorno dos investimentos e no faturamento.

Como guia, o plano estratégico de marketing servirá não apenas para os cargos mais altos mas também para toda a equipe, que passa a entender quais são os resultados que o desempenho das suas atividades tratá para a empresa.

Além disso, ele também cumpre funções como:

  • Mapear o cenário do mercado para identificar possíveis oportunidades e neutralizar ameaças;
  • Embasar as tomadas de decisões do negócio devido a suas análises, pesquisas e dados demonstrados;
  • Integrar as equipes de forma saudável e com propósito, gerando motivação e maior qualidade na comunicação interna;
  • Garantir resultados de curto, médio e longo prazo para a empresa de forma sustentável;
  • Otimizar os investimentos para garantir o melhor retorno e minimizar desperdícios.

Como montar um planejamento estratégico de marketing?

Para explicar como montar um planejamento estratégico de marketing separamos alguns passos que devem ser seguidos.

Vamos lá?

1. Realize o diagnóstico da sua empresa

Para iniciar o planejamento estratégico de marketing, você deve olhar para como está a situação da sua empresa no momento atual e passar por todas as informações relevantes, como:

  • funcionamento da estrutura;
  • volume de vendas;
  • número de empregados;
  • histórico;
  • objetivos estabelecidos, entre outros.

Além dessa descrição geral, outro tópico importante a ser avaliado para o diagnóstico são os pontos fortes e fracos da empresa e suas principais oportunidades e ameaças.

Para esta etapa, existe uma ferramenta de fácil manipulação que pode ser utilizada, a matriz swot.

análise swot

Para utilizar essa ferramenta você irá inserir tudo que sua empresa possui de pontos positivos e negativos de acordo com os quadrantes, te ajudando assim a ter uma melhor visão do negócio.

2. Analise o ambiente em que sua empresa está inserida

Feito o diagnóstico da empresa, chegou o momento de olhar para o exterior dela. 

A análise do ambiente deve ser realizada a partir de dados sobre o macroambiente e microambiente em que o negócio está inserido para conhecer tudo o que pode vir a ter algum tipo de efeito sobre ela.

Essa é uma etapa crucial do planejamento estratégico de marketing para ficar a frente da concorrência.

Para o macroambiente, é importante observar e levantar informações sobre os ambientes:

  • sociocultural;
  • demográfico;
  • tecnológico;
  • político-legal
  • econômico;
  • natural

Já em relação ao microambiente, os fatores as serem observados são:

  • ameaça de novos concorrentes no mercado;
  • ameaça de novos produtos ou serviços;
  • poder de barganha dos consumidores;
  • poder de barganha dos fornecedores;
  • rivalidade entre a concorrência;

Como objetivo, o primeiro caso é de entender o que as grandes mudanças em cada um dos tópicos pode causar ao negócio.

Já no segundo, analisar o poder de atuação da empresa entre os fatores para poder se antecipar em relação a elas.

3. Defina seu público alvo

Após analisar o mercado você já terá muitos insumos para saber qual o público-alvo que o seu negócio busca alcançar, de forma a definir suas estratégias com base nele.

Definido o público-alvo, você pode afunilar ainda mais seu conhecimento a partir da criação de personas.

As personas funcionam basicamente como um personagem que sintetiza exatamente os comportamentos, necessidades e valores do cliente ideal da sua empresa.

Enquanto o público-alvo tem um perfil mais generalista a persona tem um perfil mais aprofundado, gerando assim uma conexão maior com os clientes.

público alvo e personas

4. Estruture o posicionamento da sua empresa 

A partir de agora vamos começar a pensar de forma mais estratégica sobre como você quer que seu negócio seja conhecido no mercado. 

Aqui, é importante tentar se diferenciar ao máximo dos concorrentes para construir uma imagem única e se destacar.

Isso pode ser realizado a partir de valores atribuídos ao negócio que gerem identificação com o público, garantindo assim espaço em suas mentes.

Tomada a decisão, toda essa imagem deve ser evidenciada nas divulgações e identidade visual da empresa e nos produtos utilizados e/ou comercializados por ela.

5. Defina os objetivos e metas

Passada a estruturação de como você quer que seu negócio funcione, chegou a hora de estabelecer todos os objetivos a serem alcançados de forma clara e mensurável. 

Para essa definição existe uma ferramenta específica que pode ajudar bastante, a metodologia SMART.

Ela descreve basicamente todas as características que os objetivos precisam ter, sendo:

  • Specific: específicos;
  • Measurable: mensuráveis;
  • Attainable: atingíveis;
  • Realistic: realistas;
  • Time-bound: com prazo.

Todos eles devem ser montados de acordo com o que foi determinado nos passos anteriores de forma a garantir os melhores resultados.

Alguns exemplos de objetivos são:

  • Atingir 20k visitantes no site em um ano;
  • Realizar 2k de vendas através do e-commerce até junho/21

6. Defina as estratégias

Nesse passo, as estratégias específicas devem ser montadas para o alcance dos objetivos, descrevendo exatamente o que deve ser feito para atingi-los através de planos de ação.

Além de utilizar as diferentes táticas de marketing, como o Inbound ou o Marketing de Conteúdo, de acordo com a necessidade.

Além disso, é importante também trabalhar os 4 Ps do Marketing para expor seu negócio no mercado.

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Tudo isso deve estar alinhado ao público alvo definido.

7. Faça o orçamento de marketing

Agora o que está em jogo é a definição das ferramentas e equipamentos que serão necessários para a realização das estratégias, ou seja, quanto você precisará investir.

Todos os custos devem ser considerados e os investimentos precisam ser bem planejados.

Só assim você pode garantir que seu planejamento estratégico de marketing seja aplicado.

Alguns exemplos são:

  • Valores despendidos em campanhas;
  • Treinamentos de funcionários;
  • Despesas com internet;
  • Contratações de funcionários.

8. Monte o cronograma de execução

Para finalizar o planejamento estratégico de marketing, deve-se definir um cronograma de execução das atividades estabelecendo prazos para a realização de cada uma delas.

Além de todos os responsáveis por executá-las para que as equipes fiquem cientes e se comprometam, garantindo o atingimento dos objetivos.

Conclusão

Finalizou cada um dos passos do planejamento estratégico de marketing? Chegou a hora de consolidar tudo!

Uma sugestão é que você pode reunir todos os tópicos levantados conforme apresentado acima através de um documento final oficial, que vai servir de guia para o seu negócio.

Gostou desse conteúdo? Então continue nos acompanhando e fique por dentro de diversas dicas e novidades sobre o mundo empresarial.



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